São Paulo, sexta-feira, 5 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que fazer se seu carro foi 'inundado'

DA REPORTAGEM LOCAL

O problema que com maior frequência atinge um veículo vítima de enchente é o mau cheiro, que fica impregnado no feltro abaixo do carpete dos carros.
Esse feltro -que serve para isolar o veículo dos ruídos externos- deve ser substituído, pois dificilmente ficará livre do mau cheiro, afirma Nelson Mesquita da Cruz, 38, sócio do lava-rápido Auto Clean, localizado no bairro Jardim da Saúde (zona sul).
Ontem, segundo Cruz, o Auto Clean atendeu 3 veículos que ficaram na chuva de quarta-feira. Isso representou 10% do total de veículos que foi atendido pelo lava-rápido no dia.
Para reduzir o problema do mau cheiro, Cruz recomenda que, no caso dos carros que enfrentaram uma chuva como a da noite de quarta-feira -e que portanto foram lavados apenas no dia seguinte-, o melhor é que o veículo passe a noite com portas e janelas abertas.
Antes disso, todos os carpetes do carro devem ser retirados e, ainda segundo Cruz, "o máximo de água deve ter sido colocado para fora".
Óleo de mamona
Igor Colluci Figueiredo, sócio do lava-rápido Schnitzher, diz que o motor do carro deve ser, depois de lavado, "pulverizado com óleo de mamona". Com isso, se evitaria o aparecimento de pontos de ferrugem.
"O melhor é desmontar o interior do carro todinho, inclusive retirando o feltro que fica embaixo dos tapetes do carro", afirma Figueiredo.
Para a lavagem dos bancos do veículo, o melhor é usar xampus especiais e não usar água. A lavagem leva em média três horas.
A lavagem a seco -na verdade, feita com espuma- tem a vantagem de não danificar o tecido que reveste o banco.

Texto Anterior: Mulher é baleada por ex-namorado em loja de departamentos no centro
Próximo Texto: Seguradora pode cobrir prejuízo em veículos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.