São Paulo, sexta-feira, 5 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Organizadores podem suspender Copa Ouro

DA REPORTAGEM LOCAL; DA SUCURSAL DO RIO

A Copa Ouro pode ser adiada ou suspensa, informou ontem à Folha o secretário-geral da Concacaf, Chuck Blazer.
Concacaf é a liga que reúne os países da América Central e do Norte e organizadora do torneio, que deve acontecer na Califórnia (EUA), entre 10 e 21 de janeiro.
O problema é que, devido a um impasse entre o governo e o Congresso norte-americano por causa do Orçamento de 96, as atividades consulares dos EUA em todo o mundo estão paralisadas -inclusive a emissão de vistos.
Blazer disse que a Concacaf está negociando com o governo norte-americano a emissão de vistos de "emergência".
Blazer afirmou que pelo menos três dos nove países participantes da Copa enfrentam "problemas graves" com os vistos: Brasil, México e Honduras.
"Estamos em negociação e devemos ter uma resposta até amanhã. A realização da Copa Ouro depende agora da rapidez do governo norte-americano", afirmou.
O secretário disse que, se a Copa for adiada, não há ainda uma nova data para realizá-la.
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, estipulou até segunda-feira o prazo para o governo norte-americano conceder visto aos jogadores brasileiros.
O prazo inicial era até as 18h, mas Teixeira foi informado pelo embaixador do Brasil nos EUA, Paulo de Tarso Flexa de Lima, de que "todos os funcionários" estão buscando uma solução.
Até o ex-secretário de Estado Henry Kissinger, fã de futebol, está intercedendo pelo Brasil.
O técnico Mario Jorge Zagallo afirmou ontem que não acredita mais que a seleção pré-olímpica vá disputar a Copa Ouro.
Pelo menos 19 dos 20 jogadores convocados não receberam visto.
É possível que o atacante Caio, radicado na Itália, tenha visto, mas a Confederação Brasileira de Futebol não tem certeza.
A delegação brasileira viajaria no domingo. "Não é só um problema daqui, é universal.", disse.
Caso a desistência do Brasil seja confirmada, na segunda-feira será anunciado um plano de treinamento alternativo para a seleção.
Ela faria pelo menos dois amistosos em janeiro. Por volta do dia 24, seria anunciada a lista dos 20 convocados que disputarão o Torneio Pré-Olímpico.
A competição será realizada entre 18 de fevereiro e 5 de março na Argentina. Classificam-se dois times para a Olimpíada de Atlanta.

*Colaborou a Sucursal do Rio

Texto Anterior: FRASES
Próximo Texto: Edmundo adia sua apresentação para 3ª
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.