São Paulo, sexta-feira, 5 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Secretário de Estado dos EUA participa de negociação

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O secretário de Estado dos EUA, Warren Christopher, tinha marcado para a noite de ontem jantar com as delegações de Síria, Israel e de seu próprio país à conferência de paz de Queenstown.
Christopher vai ao Oriente Médio na próxima segunda-feira para se reunir com o premiê israelense, Shimon Peres, e o presidente sírio, Hafez al Assad.
As esperanças de que ele possa levar aos dois líderes o arcabouço do acordo de paz foram classificadas como "mínimas" por diplomatas em Washington na tarde de ontem.
Embora as reuniões em Queenstown, 80 km a leste de Washington, estejam correndo bem e em clima de otimismo sem precedentes, um acordo final ainda parece distante.
O principal problema discutido são as garantias exigidas por Israel para ter certeza de que seu território estará seguro depois que devolver à Síria as colinas do Golã, em seu poder desde 1967.
A Síria não quer a instalação de qualquer tipo de aparelho israelense de monitoração no Golã, os Estados Unidos não querem mandar tropas para garantir a paz na região e Israel não quer ficar sem nenhum tipo de salvaguarda.
(CELS)

Texto Anterior: Dirigente palestino faz menção a nazismo e abre crise com Israel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.