São Paulo, sábado, 6 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Ataque pode ter matado 40

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Combatentes separatistas e soldados russos trocaram fogo em várias partes da Tchetchênia (sudoeste da Rússia) entre anteontem e ontem, deixando 40 rebeldes mortos, segundo os militares do país.
Pelo menos 11 soldados da Rússia ficaram feridos. O comando militar russo na Tchetchênia disse que os separatistas lançaram 17 ataques contra tropas russas.
Os ataques ocorreram nos assentamentos de Assinovskaia, Orekhovo, Iekhi, Naurskaia e Avturi e na capital da região, Grozni.
Anteontem, uma bomba explodiu em um posto de fronteira próximo à capital Grozni e matou um soldado russo.
Os tchetchenos reivindicam a independência em relação à Rússia desde 1991. Em dezembro de 1994, o presidente Boris Ieltsin lançou ofensiva contra a região.
Apesar de um acordo de cessar-fogo em junho, os combates continuaram, principalmente durante e após as eleições parlamentares russas de 17 de dezembro.
Mediadores europeus foram ontem à região para retomar missão de paz. Eles disseram que pretendem colocar russos e tchetchenos de volta em negociações.
A equipe da Organização para a Segurança e Cooperação da Europa viajou em dezembro a Moscou para conversas com o governo.

Texto Anterior: Renuncia o chanceler russo Kozirev
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.