São Paulo, segunda-feira, 8 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ano Novo, franquia nova

MARCELO CHERTO

A Stella Barros inicia 1996 com sua operação de franchising inteiramente reformulada. A empresa, que concede franquias desde 1986, percebeu que precisava mudar para enfrentar a concorrência de outros franqueadores bem estruturados que operam no mercado brasileiro, concedendo tanto franquias de agências de viagem como franquias de mais de 120 diferentes tipos de atividade empresarial.
Para o franqueador, que vê a franquia como um produto em si mesmo, concorrentes são todos os demais franqueadores e não apenas os que concedem franquias do mesmo tipo de negócio.
No início de 1995, a Stella Barros, com o auxílio da Cherto & Associados, fez uma análise completa de seu sistema, levantou as necessidades e os anseios de sua rede e traçou um plano para tornar sua operação mais eficiente e mais rentável, tanto para si própria, como para seus franqueados.
Feito isso, arregaçou as mangas e tratou de refazer totalmente seus manuais de operação, seus sistemas para análise e seleção de franqueados e de "pontos", seu programa de treinamento, seus materiais para a venda de franquias, seus contratos-padrão, sua circular de oferta de franquia e tudo mais.
Por sugestão da consultoria, criou-se uma empresa nova, a Stella Barros Franchising, que passa a ser a franqueadora da marca e do "conceito" agência de viagem Stella Barros e é totalmente separada (inclusive fisicamente) da empresa-mãe.
Para sediar a nova empresa, escolheu-se um prédio de três andares situado em Alphaville. No térreo, funciona a unidade-piloto, uma agência com as características, tanto físicas quanto operacionais, que um franqueado deverá reproduzir, além de servir como uma das ferramentas para o treinamento prático do franqueado e de alguns dos membros de sua equipe nas tarefas que deverão desempenhar no dia-a-dia.
No primeiro andar fica a sede da empresa franqueadora, com todo o pessoal encarregado de dar a cada franqueado apoio na implantação e operação de sua franquia. E, no último, foi instalado um pequeno centro de treinamento, que, por sugestão nossa, deverá ser batizado de Universidade Stella Barros. Lá, o franqueado e sua equipe deverão aprender tudo o que precisam para instalar, operar e gerir uma agência Stella Barros de acordo com os padrões impostos pela franqueadora.

Texto Anterior: Couromoda aposta em aumento da exportação
Próximo Texto: A abertura e a guerra das fraldas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.