São Paulo, segunda-feira, 8 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roberto Rosselini é o modelo

ELVIS CESAR BONASSA
DA REPORTAGEM LOCAL

O projeto de parceria lançado pela TV Cultura tem como inspirador o diretor italiano Roberto Rosselini. Na década de 60, ele iniciou um trabalho de cooperação com a TV educativa italiana, que produziu a partir de então seus filmes.
Rosselini é citado como exemplo de parceria entre cinema e TV na exposição de motivos que acompanha o texto do convênio a ser assinado hoje. O diretor é um dos nomes mais expressivos do neo-realismo no cinema italiano.
Foi com produção da TV italiana que Rosselini filmou um de seus clássicos, "A Tomada do Poder por Luís 14", em 1966. A experiência de parceria havia começado dois anos antes, com "A Idade de Ferro", um documentário com cinco episódios de uma hora.
Até 1976, a parceria rendeu outras 11 produções, algumas delas na forma de seriados. O conteúdo era de caráter educativo, com qualidade cinematográfica -destacam-se "A Luta do Homem por sua Sobrevivência " (67), "Sócrates" (70), "Itália Ano Um" (71), um painel da Itália entre 44 e 53, e "Messias" (76).
No caso brasileiro, não haverá exigência de conteúdo, segundo assegura o secretário Marcos Mendonça. Apesar de se tratar de uma TV educativa, o programa de parcerias da TV Cultura vai abranger produções de qualquer orientação.
O cineasta Carlos Reichenbach afirma que a definição de parâmetros de estilo ou conteúdo seria o maior risco do programa de parcerias.
"A preocupação é o crivo estético ou conteudístico que esse programa pode gerar. É preciso quantidade e diversidade de temas, gêneros, visões de mundo", diz.
(ECB)

Texto Anterior: TV Cultura lança parceria com cinema
Próximo Texto: Músicos misturam estilos e conquistam fãs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.