São Paulo, terça-feira, 9 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPERCUSSÃO

Fernando Henrique Cardoso, presidente do Brasil - "Mitterrand legou ao seu país e ao mundo um exemplo de liderança esclarecida e atual. Foi um dos principais líderes da social democracia moderna. Fui sempre um admirador de Mitterrand e partilhava muitas de suas convicções. Guiavam-no os ideais maiores da promoção da justiça e do desenvolvimento, não apenas na França, mas no mundo inteiro."
Jacques Chirac, presidente da França - "François Mitterrand mostrou uma disposição, uma vontade de servir os ideais de solidariedade e justiça social e ao humanismo que se tornaram cada vez mais arraigados nas tradições de nosso país."
Allain Juppé, premiê da França - "Com Mitterrand desaparece uma das figuras que marcaram este fim de século, não só para os franceses mas também para nossos parceiros e amigos internacionais."
Bill Clinton, presidente dos EUA - "Ele era um homem de visão cuja força ajudou a conduzir a Europa e o Ocidente por um período de grande conflito até a Europa pacífica e unida que estamos construindo hoje."
Helmut Kohl, chanceler (premiê) da Alemanha - "Durante longos anos colaboramos estreitamente e com confiança na construção da Europa e no aprofundamento da amizade franco-alemã. Sua visão política da Europa unida será para nós, no futuro, um testamento e um incentivo."
John Major, premiê do Reino Unido - "Ele enfrentou uma doença muito séria com coragem excepcional e dignidade. François Mitterrand será velado por amigos e admiradores de todo o mundo, mas seu exemplo e suas realizações viverão no futuro."
Boris Ieltsin, presidente da Rússia - "Apreciei muitíssimo Mitterrand como homem político e chefe de Estado eminente para nossa época, que fez muito para apoiar a Rússia democrática e estabelecer relações de boa cooperação."
Mario Soares, presidente de Portugal - "Ele era um estadista excepcional, um orador brilhante e um político hábil, com raras qualidades humanas."
Jean Chrétien, premiê do Canadá - "A Europa e o mundo perderam uma voz de entendimento e reconciliação. O Canadá perdeu um bom amigo."
Felipe González, premiê da Espanha - "Gostaria de prestar um caloroso tributo à memória de François Mitterrand, as suas virtudes de intelectual e de estadista de um país vizinho e de arquiteto da unidade européia, a serviço da paz, estabilidade, prosperidade e solidariedade."
Tomiichi Murayama, premiê demissionário do Japão - (sobre a notícia da morte) "É lamentável, porque ele também era um socialista, como eu, e teve uma grande atuação."
Vaclav Havel, presidente da República Tcheca - "François Mitterrand era um político europeu reconhecido da segunda metade do século 20 -um político europeu que pensava em uma perspectiva de longo prazo."
Shimon Peres, premiê de Israel - "Desaparece um grande amigo pessoal e do povo de Israel."
George Bush, ex-presidente dos EUA - "No que diz respeito ao lado filosófico de Mitterrand, não sou um especialista nisto, não sou um filósofo, não sou existencialista ou o que quer que seja. Mas acredito que os líderes mundiais que conheço respeitavam o tipo de amplidão que ele trazia para qualquer reunião."
Margaret Thatcher, ex-primeira-ministra do Reino Unido - "Durante seus muitos anos como presidente, e por sua influência e cultura, ele veio a simbolizar algo da essência francesa para o resto do mundo."
Fidel Ramos, presidente das Filipinas - "Todos nós na Ásia e no Pacífico sempre nos lembraremos dele por sua decisão de suspender os testes nucleares."
Leonel Brizola, presidente do PDT e vice-presidente da Internacional Socialista - "Suas ações em favor da paz e da defesa dos direitos humanos e das liberdades foram inequívocas. O PDT lhe deve muitas atenções. No nosso exílio, ele próprio nos propôs a assinatura de reconhecimento mútuo entre nós e o então modesto PS, o que foi feito em 1978 em Paris."
Jacques Santer - presidente da Comissão Européia - "A França perdeu um grande homem de Estado. A União Européia tem de lamentar o desaparecimento de um dos mais ardentes e influentes defensores da causa européia."
Boutros Boutros-Ghali, secretário-geral da ONU - "Sua atuação no cenário internacional, inspirada por uma visão humanista e mundial, fez dele um ardente defensor da causa da ONU."

Texto Anterior: Mitterrand morre aos 79 anos em Paris
Próximo Texto: Livro detalha passado obscuro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.