São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chega a 86 número de mortos pelo frio nos EUA

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O número de mortes causadas pela nevasca do fim-de-semana passado na Costa Leste dos EUA chegou a 86 no final da tarde de ontem.
A maioria das vítimas morreu de ataque cardíaco quando tirava neve da frente de suas casas.
Os três aeroportos da região de Washington continuaram fechados ontem, pelo terceiro dia seguido (leia mais sobre aeroportos no texto abaixo). O governo federal, parcialmente paralisado há 25 dias, vai reabrir hoje. Mas o dia será de ponto facultativo.
Voltou a nevar ontem na área da Grande Washington, e mais 2 cm de neve se juntaram aos até 62 cm acumulados no fim-de-semana.
Escolas, bibliotecas, universidades, governos municipais e muitas lojas vão continuar fechados hoje na capital dos EUA e vizinhanças.
Dezenas de milhares de famílias que moram em ruas secundárias estão ilhadas em suas casas, a não ser que resolvam sair a pé.
Mas, como alertam médicos em mensagens pela TV, caminhar muito tempo com neve pelo joelho ou acima é um exercício físico exaustivo e perigoso.
Flocos de neve foram vistos em quase toda a Costa Leste do país, mesmo em algumas cidades da Flórida, como Jacksonville.
Em Miami, temperaturas de até 6°C foram registradas, para desespero de turistas que buscavam refúgio do frio.
Em Boston, onde ontem não nevou, o principal problema era a limpeza de ruas construídas antes da invenção do automóvel e sem largura suficiente para se colocar neve retirada do meio das vias.
No Estado da Pensilvânia, todas as estradas fechadas no domingo reabriram ontem.
Nas montanhas de Shennandoah, no Estado de Virgínia, policiais tentam resgatar nove grupos de alpinistas que ficaram isolados no domingo.
Em Atlantic City, Nova Jersey, a capital do jogo na Costa Leste, os cassinos estão abertos, mas o número de clientes é mínimo.
As previsões de possível nova nevasca a partir de depois de amanhã preocupam as autoridades. Para muitos governos locais, será quase impossível lidar tão cedo com outra tempestade como a da semana passada.

Texto Anterior: A carne é fraca
Próximo Texto: Aeroportos voltam a funcionar em Nova York
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.