São Paulo, quinta-feira, 11 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo cigano lança CD e prepara shows

CLÁUDIA MATTOS
DA SUCURSAL DO RIO

Depois de ganhar popularidade com a novela "Explode Coração", o grupo musical Encanto Cigano, que participa como figurante das gravações nas cenas de festas, lança suas músicas em CD, pela gravadora Som Livre.
Além do Encanto Cigano, o CD, que estará no mercado na última quinzena de janeiro, tem ainda músicas do grupo Rorarni e uma composição de Wagner Tiso.
O Encanto Cigano gaba-se de ser o primeiro grupo de autênticos ciganos a participar da gravação de um disco para grande público.
"Todos os anos, a gente se reúne e grava uma fita com nossas músicas. Só que não comercializamos nada. Damos as fitas nas festas ciganas", disse Michel Kriston, compositor do grupo.
Michel assina quatro das doze músicas do CD, todas escritas em romanês, idioma cigano. São elas "Tu Mai Lê", "Chêi Chovorri", "Becthari" e "Jau Dalê Adjês".
Tradução dos títulos das músicas? Proibida por Mio Vassicth, violinista, líder do grupo e presidente da União Cigana do Brasil.
"A gente nunca traduz o romanês. É o único jeito que a gente tem de preservar nossa cultura. Se os não-ciganos aprenderem a nossa língua, eles vão começar a se passar por ciganos e a enganar a gente", disse. A muito custo, Mio permite que Michel diga do que se trata a letra de uma das músicas.
"Chêi Chovorri conta a história de um rapaz que vai trabalhar, ganhar dinheiro, para poder se casar com a mulher que ama."
Mio aplaude o trabalho de grupos como o Gipsy Kings, que canta músicas ciganas em espanhol, mas defende o tradicionalismo e conta que já brigou muito com membros de seu grupo, quanto estes faziam versões de músicas da MPB para o romanês.
Ele afirma que é fácil diferenciar a autêntica música cigana de uma não-cigana disfarçada.
"A música cigana começa sempre com uma melodia triste. É uma lamento. Mas, pelo próprio espírito cigano, que é alegre e dança mesmo que seja chorando, logo a melodia se transforma."
A notoriedade obtida através da novela já está começando a render frutos na agenda do grupo.
O Encanto Cigano já tem convites para dar shows no interior de São Paulo e no Rio. "Vamos participar de um grande show no Scalla no dia 27."

Texto Anterior: Hendricks canta Copland e Barber
Próximo Texto: Jovem Guarda festeja 30 anos com musical
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.