São Paulo, sexta-feira, 12 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gratificações vão ser mantidas para militares

SÔNIA MOSSRI

SÔNIA MOSSRI; ALEX RIBEIRO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso decidiu que a remuneração dos militares terá tratamento diferenciado da dos funcionários públicos civis. FHC já se comprometeu com os ministros militares a conservar as duas gratificações criadas para as Forças Armadas no ano passado.
Ele determinou que o ministro da Fazenda, Pedro Malan, estude as disponibilidades de caixa do Tesouro Nacional para manter as gratificações ao longo de 96.
O ministro-chefe do Emfa (Estado-Maior das Forças Armadas), general Benedito Onofre Bezerra Leonel, reuniu-se no final da tarde com Malan para discutir a permanência das gratificações, que significam um aumento médio de 22% nos vencimentos.
Ao sair do encontro, Leonel disse que a possibilidade de adiamento do reajuste salarial deixa os militares em "atenção". "O adiamento é sempre um motivo de atenção das três forças", afirmou.
Segundo ele, os ministérios da área econômica estão reunindo dados sobre o impacto do reajuste aos militares. "Na semana que vem, vai haver uma reunião para tratar do assunto", disse.
Nos próximos dias, a Secretaria de Orçamento e Finanças do Emfa e a Secretaria do Tesouro Nacional começarão a discutir a manutenção das gratificações e eventuais índices de aumento das mesmas ao longo dos próximos meses.
O presidente acertou com os quatro ministros militares promover uma recuperação gradual dos vencimentos em seu governo.
Fazenda e Planejamento dizem não haver verba em 96 para aumento geral para todo o funcionalismo.

Texto Anterior: FHC e líderes fazem acordo para aprovação do Sivam
Próximo Texto: Palavras mais claras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.