São Paulo, sexta-feira, 12 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esperança é voltar para o RN

ROGERIO WASSERMANN
DA REPORTAGEM LOCAL

Cícera Raimunda da Silva diz que pretende sair de dentro da ponte quando conseguir dinheiro para comprar passagens para a sua família voltar para Mossoró (RN), sua terra natal, de onde saíram há um ano e meio.
Pelas suas contas, são necessários R$ 945,00 para comprar as nove passagens de que necessita.
Os filhos e os sobrinhos de Cícera trabalham vendendo doces em ônibus. Conseguem até R$ 40 por dia. Calculam que até o final do mês terão juntado todo o dinheiro.
Antes de chegar a São Paulo, a família passou por São José dos Campos (97 km a nordeste de SP) e Campinas (99 km a noroeste de SP), de onde guardam más lembranças.
"Nós morávamos em uma favela, e um matador que morava lá queria namorar minha irmã à força. Ele ameaçou nos matar se não conseguisse e tivemos que fugir", conta Francisco Tertulino da Silva, 18, um dos filhos de Cícera.
Por causa dessa experiência, a família de Cícera rejeita a idéia de voltar a morar em uma favela. "Preferimos ficar aqui, onde não incomodamos ninguém e ninguém nos incomoda", afirma outro dos filhos de Cícera, Raimundo Nonato da Silva, 24.
Raimundo tem uma filha de três anos e a mulher, de 17, está grávida de "sete ou oito meses". Ele diz ter esperanças de conseguir voltar para o Rio Grande do Norte antes do nascimento do filho.
"Quero voltar porque lá pelo menos tinha emprego, trabalhava na colheita do caju em uma empresa que faz suco. Pensamos que aqui era melhor, mas nos enganamos", diz Cícera.
(RW)

Texto Anterior: Família mora dentro de ponte
Próximo Texto: Apocalipse é programar réveillon de 2000
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.