São Paulo, sábado, 13 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maciel anuncia ida de empresários ao Japão

ANA MARIA MANDIM
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma missão de cem empresários japoneses da Kei Danren (principal entidade empresarial japonesa) virá ao Brasil no final de fevereiro. Em março, irá ao Japão o presidente Fernando Henrique Cardoso, acompanhado de empresários brasileiros. As visitas concluirão as comemorações dos cem anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Japão e Brasil.
O anúncio foi feito ontem pelo vice-presidente Marco Maciel, em discurso prévio a almoço com executivos de 150 empresas japonesas instaladas no país.
A reunião foi promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, no Ceasar Park Hotel (região central).
O encontro foi aberto por Kohei Denda, presidente da Câmara de Comércio. Ele disse que o vice-presidente "é uma figura simpática, amável e sempre amiga" e elogiou o plano de estabilização da economia brasileira.
Maciel é o titular da comissão honorária que preside a celebração dos cem anos do tratado. O ano japonês se encerra em março.
Quando o vice-presidente levantou-se para agradecer, coloridos aperitivos servidos como entrada repousavam nos pratos e permaneceram intocados durante os cerca de 30 minutos que durou a fala de Maciel. Disciplinadamente, os japoneses também não bebiam o vinho alemão que enchia as taças.
Marco Maciel abriu seu discurso afirmando que "ano novo é vida nova, renovação de esperanças". O vice-presidente falou sobre a consolidação da democracia e do Plano Real e a "preocupação com o social" do governo.
Parte da platéia cochilava quando Maciel começou a discorrer sobre a amizade entre Brasil e Japão. Ele disse que "o futuro tem coração antigo", para ilustrar a idéia de que a antiga amizade entre os dois países se fortalecerá.
A imprensa foi convidada a retirar-se quando, após a fala de Maciel, abriu-se um intervalo para que os executivos japoneses fizessem perguntas.
Segundo Kohei Denda, houve apenas uma pergunta sobre a organização da visita de FHC ao Japão.
Estiveram presentes ao almoço o cônsul do Japão em São Paulo, Katsuyuki Tanaka, os deputados federais Antonio Ueno (PFL-PR) e Koyu Iha (PSDB-SP), e o estadual Hatiro Shimomoto (PFL-SP).

Texto Anterior: Ciro diz que governo FHC não tem projeto
Próximo Texto: Justiça impede pagamento de cachês no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.