São Paulo, sábado, 13 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Intelectual estudou em NY

DO BANCO DE DADOS

Ênio Silveira nasceu em São Paulo, em 18 de novembro de 1925. Estudou sociologia na Universidade de São Paulo e na Universidade de Columbia, em Nova York, onde também cursou editoração.
Integrou a equipe de Monteiro Lobato que se formou na Companhia Editora Nacional e dirigiu, a partir dos anos 50, a editora Civilização Brasileira, no Rio.
Ênio Silveira foi também um dos fundadores da Câmara Brasileira do Livro e presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros. Dirigiu a "Revista Civilização Brasileira". O movimento militar atrapalhou a vida do editor. Ênio Silveira foi envolvido em quatro processos criminais, acusado de "editar obras subversivas" e preso cinco vezes.
Numa delas, em 1965, foi acusado de ter colaborado na redação de um manifesto divulgado à época pelo ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes.
Os problemas com as publicações eram frequentes. A "Revista Civilização Brasileira" foi suspensa duas vezes. O editor enfrentou ainda uma auditoria do Exército por causa da edição do livro "Fundamentos de Filosofia", do escritor soviético Afanasiev, da qual foi absolvido em fevereiro de 1972.
Para Ênio Silveira, a Civilização Brasileira estava a serviço de um princípio, de uma única causa: "o da liberdade, da democracia".

Texto Anterior: Editor travou luta contra o regime militar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.