São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a importância do Legislativo

DA REDAÇÃO

As atribuições dos deputados e senadores não se resumem às atividades dos plenários, onde os projetos são discutidos e votados.
O trabalho legislativo é mais complexo e, além disso, o Congresso exerce uma outra tarefa, tão importante como a de legislar -a fiscalização do governo.
O processo legislativo começa nas comissões permanentes das duas Casas -Câmara e Senado. Os partidos são representados nas comissões de acordo com o tamanho de suas bancadas.
As comissões podem fazer audiências públicas, convocando especialistas em determinados assuntos para discutir e alterar projetos apresentados por deputados ou pelo governo.
O desempenho das comissões tem sido menor do que se esperava em 1988. A atual Constituição deu às comissões o poder de aprovar leis, sem necessidade de apreciação do plenário.
Fiscalização
O Congresso tem o poder de direcionar o uso do dinheiro público, o que leva a resultados positivos e negativos.
Muitos parlamentares usam esse poder para obter verbas para obras sem importância, mas que lhes rendem votos e beneficiam empresários que contribuíram com suas campanhas.
Por outro lado, o Congresso pode forçar o governo a voltar atrás em decisões lesivas ao interesse público, quando constata irregularidades.
Esse poder o Legislativo exerce de duas formas: votando leis ou fazendo pressão política. Por exemplo: se o governo insiste em determinada decisão e o Congresso nada pode fazer do ponto de vista legal, vota contra outro tema qualquer de interesse do governo.
O que ocorre, em geral, é que o governo acaba direcionando as atividades do Congresso. O governo legisla enviando ao Congresso projetos de lei e principalmente medidas provisórias (que têm força de lei a partir da publicação no "Diário Oficial").
Para fiscalizar, o Congresso dispõe de dois instrumentos importantes, que são os requerimentos de informação e a convocação de ministros.
O governo é obrigado a dar ao Congresso todas as informações que ele requisitar.
As finanças públicas são fiscalizadas pelo Tribunal de Contas da União, subordinado à Câmara dos Deputados. O tribunal pode condenar dirigentes públicos a repor dinheiro gasto irregularmente.

Texto Anterior: Avaliação do Congresso despencou no ano passado
Próximo Texto: ATRIBUIÇÕES DO PODER LEGISLATIVO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.