São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Polícia dá medo e é corrupta, diz pesquisa

KENNEDY ALENCAR; MARCELO GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

Paulistanos e cariocas têm medo da polícia, consideram que ela é corrupta, violenta, ineficiente e sócia do crime organizado.
Pesquisa realizada pelo Datafolha revela que, ao pensar na polícia, 61% dos entrevistados vêem uma imagem negativa.
As pessoas sentem-se inseguras, reclamam do despreparo dos policiais, dizem que eles são violentos, abusam de sua autoridade e estão ligados à corrupção.
Os que associam a polícia a aspectos positivos somam 31%. Para eles, policiais impõem segurança, respeito, combatem o crime, são caridosos e socorrem a população.
Um dos maiores indicadores da imagem negativa da polícia está na relação que paulistanos e cariocas estabelecem entre os policiais e aqueles que eles deveriam combater: os criminosos.
Para a grande maioria, 88%, a polícia está ligada ao crime organizado. Apenas 6% acreditam que essa relação não existe.
Além de estar ligada ao crime, a polícia também se valeria de práticas ilícitas para combatê-lo.
A tortura de suspeitos para obter confissão é realidade para 65%. Ocorre sempre, segundo 33%, e às vezes, segundo 32%. 18% acreditam que ela não existe.
A maioria das pessoas associa os policiais a assassinato e tortura, mas também acredita que usam a violência na medida certa ou que deveriam ser ainda mais violentos.
A soma dos que têm essas opiniões supera o índice dos que consideram a polícia muito violenta.
Para 44%, a PM é mais violenta do que deveria. As ações são violentas na medida certa para 34%. O que querem mais violência são 19%. As duas últimas taxas somam 53%.
Em relação à Polícia Civil, 34% avaliam que a violência é excessiva. O índice de violência adequada é de 37%, e o de inferior à necessária, de 22% -soma de 59%.
Para o secretário da Segurança Pública de São Paulo, José Afonso da Silva, a polícia é mais violenta que o necessário: "Se não fosse, não estaríamos implantando programas para tentar diminuí-la".
Silva citou a medida que afasta por seis meses PMs envolvidos em mortes de civis. Desde o início do programa, em setembro do ano passado, o número de civis mortos por policiais mensalmente caiu de 33,5 para 15,75.
Comparando as polícias, a Militar tem imagem pior que a Civil. Disseram ter mais medo do que confiança na PM 57%. O índice é de 49% para os policiais civis.

LEIA MAIS
sobre a pesquisa Datafolha da pág. 3-2 à 3-4.

Próximo Texto: Negro, jovem e escolarizados têm mais medo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.