São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Negro, jovem e escolarizados têm mais medo

KENNEDY ALENCAR
DA REPORTAGEM LOCAL

Negros, jovens entre 16 e 25 anos, pessoas com formação superior, renda maior do que 20 salários mínimos mensais e as mulheres são os que possuem a pior opinião sobre a polícia.
Quando perguntados se têm mais confiança ou medo da Polícia Militar, 61% dos negros disseram possuir mais temor. Esse índice é de 56% entre os brancos e de 59% entre os pardos.
Os entrevistados que confiam mais do que sentem medo são os brancos, com 41%. Depois, vêm os pardos (38%) e os negros (35%).
A presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo, Maria Ignês Bierrenbach, diz que "o preconceito de cor faz com que os negros sejam detidos mais frequentemente do que os brancos".
O cientista político Paulo Sérgio Pinheiro, coordenador do NEV (Núcleo de Estudos da Violência) da USP, afirma que a população negra é a mais reprimida pela polícia. Segundo ele, o jovem negro da periferia de São Paulo é um dos maiores receptores de descarga de violência policial e social.
"Historicamente, a marginalização do negro é um fato concreto. Isso se reflete na mentalidade dos policiais, que passam a dar a eles um tratamento também marginalizado", diz Pinheiro.
No grupo de 16 a 25 anos, 69% afirmam ter mais medo da PM. Os mais velhos, acima de 40, são os que mais confiam: 50%.
Em relação à Policia Civil, a desconfiança dos negros e jovens também é maior, apesar de esses índices serem um pouco inferiores aos da Polícia Militar.
As pessoas que ganham mais de 20 salários mínimos por mês têm a maior desconfiança da Polícia Civil -56% desse grupo. A confiabilidade atinge maior índice entre os que recebem até dez salários mínimos. Essa taxa é de 48%. Levando-se em conta os quesitos de renda e escolaridade, a Polícia Militar é alvo de opiniões mais negativas por parte dos que têm rendimentos entre 10 e 20 salários mínimos mensais e curso superior. As mulheres têm mais desconfiança da polícia do que os homens. Delas, 59% têm mais medo dos policiais militares e 50%, dos policiais civis. Entre os homens, essas taxas são de 55% e 48%, respectivamente.
Medo
A maioria da população, 57%, sente mais medo dos bandidos do que da polícia. Em seguida, com 23%, está o grupo que teme ambos na mesma proporção. A polícia assusta mais para 17%.
Na opinião de 79%, os criminosos não temem a polícia. Apenas 18% acham que os policiais intimidam os bandidos. Dos negros, 28% temem mais a polícia. Entre os brancos, essa taxa é de 15%.
Abordagem
Os policiais agem de uma maneira estúpida ao revistar alguém para 56%. Comportam-se de modo educado na opinião de 31%. Para 4%, a atitude depende do policial, da pessoa e do momento.
(KA)

Texto Anterior: Polícia dá medo e é corrupta, diz pesquisa
Próximo Texto: Pai de mulher morta por PM confia na polícia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.