São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

9 em 10 pessoas ligam polícia a crime

MARCELO GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

Quase nove em cada dez pessoas entrevistadas pelo Datafolha acreditam que os policiais civis e militares estão envolvidos com o crime organizado. No total, 88% dos paulistanos e cariocas afirmam que essa ligação existe.
"Estou entre os 88% que acham que existem policiais envolvidos com o crime organizado. Isso não é uma questão de opinião, mas de informação", avalia o sociólogo Guaracy Mingardi, 40.
Mingardi, um ex-policial civil, é pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP.
O número de inquéritos por policial civil abertos no ano passado no Estado de São Paulo é o dobro do de inquéritos por habitante.
Segundo a Polícia Civil, em 1995 foram abertos 0,032 inquérito por policial -1.075 para um efetivo de 33.380 homens.
Ela também instaurou 323.356 inquéritos no Estado para uma população de 20 milhões de habitantes com mais de 18 anos (dado do IBGE) -0,016 para cada paulista.
Essa ligação entre os policiais e o crime organizado é praticamente uma unanimidade entre os jovens entre 16 e 25 anos -96% acreditam que ela existe.
Esse índice decresce para 91% entre os que têm de 26 a 40 anos e chega a 79% entre os que possuem mais de 41 anos.
Quando é considerada a escolaridade, a relação da polícia com o crime é maior entre os que têm o 2º grau completo: 93%, contra 83% que finalizaram o 1º grau.
(MG)

Texto Anterior: Para intelectuais, opinião reflete cotidiano
Próximo Texto: Imagem é pior do que em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.