São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MG oferece financiamento à Mercedes

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O governo de Minas Gerais oferece à Mercedes-Benz incentivos fiscais e financiamentos para que a montadora alemã se instale em Juiz de Fora (255 km de Belo Horizonte).
Por meio do Pró-Indústria (programa do governo mineiro de incentivo à industrialização), a Mercedes teria facilidades no recolhimento do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) durante oito anos.
Esse programa prevê que a empresa recolha o ICMS devido integralmente, mas o governo devolveria a ela 50% em forma de empréstimo para capital de giro.
Após um ano de carência, a partir do primeiro recolhimento, a Mercedes começaria a pagar o empréstimo, com juros subsidiados.
Segundo Sônia Miranda, chefe de gabinete da Secretaria de Indústria e Comércio de Minas, o Fundo de Industrialização do Estado engloba, além do Pró-Indústria, o Proim (Programa de Indução à Modernização Industrial).
Trata-se de um programa de financiamento de empresas dos setores industriais de alto conteúdo tecnológico.
Por meio do Proim, a Mercedes poderia financiar até 80% do investimento que pretende fazer no Brasil, estimado em cerca de US$ 400 milhões.
Os recursos, segundo Miranda, viriam de um fundo criado especificamente com esta finalidade. Este fundo é administrado pelo BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais). A montadora teria cinco anos para amortizar a dívida, pagando juros de 12% ao ano.

Texto Anterior: Disputa por fábricas entra na reta final
Próximo Texto: Cidade isenta de impostos por até 15 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.