São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade isenta de impostos por até 15 anos

ROBERTO CARDINALLI
DA FOLHA SUDESTE

Uma das mais fortes candidatas a sede da fábrica da Renault, o município de Araras (170 km a noroeste de São Paulo) concede às empresas interessadas em investir na cidade isenção de impostos municipais por 15 anos.
A estratégia já rendeu a Araras o compromisso de cinco empresas de porte. A mais importante é a italiana Polti/Vaporetto, fabricante de produtos de eletrodomésticos a vapor.
A Polti vai investir R$ 15 milhões na construção da primeira unidade fora da Europa. A empresa quer atender o mercado norte-americano e gerar, em um primeiro momento, 350 empregos diretos.
A Renault também se interessou por Araras. Há um mês, técnicos da multinacional estiveram sobrevoando o município e ficaram interessados em duas áreas.
Prevendo resultados otimistas nas negociações, o prefeito Pedro Elizeu Sobrinho (PPB) desapropriou uma área de 25 alqueires para a instalação do quarto distrito industrial.
Com medo de perder terreno para cidades vizinhas, o prefeito de Campinas, José Roberto Magalhães Teixeira (PSDB), elaborou projeto de lei para conceder incentivos fiscais.
Campinas (99 km a noroeste de São Paulo) vai passar a conceder isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) por cinco anos e reduzir a alíquota do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) de 5% para 1% para empresas que se instalarem no município.
"Nossa prioridade é atingir empresa com tecnologia de ponta e da área metalúrgica", diz o secretário de Planejamento, Ulisses Semeghini.
O projeto foi apresentado ao secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Emerson Kapaz, como forma de ajudar o município na negociação com a Mercedes-Benz.
Em Sumaré (130 km a noroeste de São Paulo), uma das cidades que a Honda sinalizou para receber sua unidade, existe uma lei que garante a devolução de 80% do que a indústria repassar para o governo na forma de ICMS.

Texto Anterior: MG oferece financiamento à Mercedes
Próximo Texto: Investimento da Honda no país deve chegar a US$ 400 milhões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.