São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Controle é a melhor forma de cortar gastos

O controle das receitas e despesas mensais é fundamental para que se possa cortar gastos e planejar compromissos futuros.
Para isso, é preciso colocar no papel (ou no computador) um orçamento detalhado, de preferência diário e, depois, consolidá-lo no final de cada mês.
Fechando o primeiro mês, o consumidor já consegue visualizar algumas despesas que podem ser eliminadas no mês seguinte, e assim sucessivamente.
Para quem preferir, já existem à venda, no mercado de informática, programas prontos para controle do orçamento doméstico.
O quadro ao lado é apenas um exemplo, já que as receitas e despesas das famílias variam muito. Quem tem casa própria, por exemplo, não paga aluguel, mas pode ter um gasto considerável com a prestação do imóvel.
Um bom estímulo para economizar é ter um objetivo futuro. Pode ser desde a compra de um carro novo até o simples equilíbrio do orçamento, quando seu salário termina antes do final do mês e a linha "sobra" está sempre vazia.
Começo de ano é também um bom momento para mudar hábitos, diz Vera Marta Junqueira, diretora do Procon-SP.
Segundo ela, algumas mudanças em seu comportamento podem diminuir bastante as contas de água, luz, gás e telefone, por exemplo. "Banhos rápidos reduzem muito o consumo de energia", diz.
Em São Paulo, as concessionárias desses serviços públicos fornecem folhetos que ensinam como consumir menos.

Texto Anterior: Economize já na compra dos materiais escolares
Próximo Texto: Pagamento com desconto é mais vantajoso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.