São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pagamento com desconto é mais vantajoso

Termina amanhã o prazo para os donos de veículos licenciados no Estado de São Paulo pagarem o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) à vista, com desconto de 5%.
Essa é a melhor opção financeira. Os 5% de desconto equivalem a juros de 5,26%, que não são obtidos atualmente em nenhuma aplicação financeira.
Quem optar pelo parcelamento também tem até amanhã para o pagamento da primeira cota. Há ainda a alternativa de pagar à vista, até 14 de fevereiro, mas sem o desconto.
O contribuinte que for pagar em parcelas deve dividir o valor do imposto por três. A primeira vence amanhã; a segunda, em 14 de fevereiro; e a terceira, em 14 de março.
Até o vencimento, as parcelas não terão acréscimo. Mas quem atrasar o pagamento vai arcar com multa de 20% e juros de 1% ao mês.
O pagamento em parcelas é a pior opção financeira, porque embute juros de 5,36% em relação ao pagamento à vista com o desconto de 5%.
O professor de matemática financeira José Dutra Vieira Sobrinho recomenda que, se o contribuinte tiver dinheiro aplicado, deve sacar (mesmo perdendo o rendimento) para pagar à vista.
Dutra diz ainda que o contribuinte deve evitar usar o cheque especial para pagar com desconto, pois os juros cobrados pelos bancos estão muito altos.
Para pagar o imposto, o dono do veículo deve comprar a guia (três vias) em papelarias -cerca de R$ 0,15 por jogo. Ele mesmo pode preencher.
O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária localizada no Estado de São Paulo (o melhor é pagar onde tem conta).

Texto Anterior: Controle é a melhor forma de cortar gastos
Próximo Texto: Auditor quer novas regras para balanço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.