São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moda alia alta tecnologia com branco total

JOÃO PEDROSA
DA REVISTA DA FOLHA

Uma bola de cristal para adivinhar o que vai acontecer na decoração neste ano é também um objeto perfeito para ilustrá-lo: limpo, elegante, transparente e útil.
A principal tendência da decoração devem ser as "home collections" (coleções de cama, mesa e banho) das principais grifes de moda internacionais -Calvin Klein, Ralph Lauren e Gucci, que devem chegar por aqui neste ano.
A revivificação ainda é tendência, mas com "looks" e datas específicas. O ideal é uma mistura da elegância e simetria do neoclássico dos anos 30/40 com a modernidade dos anos 60/70.
Mas a decoração, como a moda, deve ser reinventada eternamente. Por isso, todo estilo de época é visto de uma maneira atual.
O mobiliário feminino e esbelto dos anos 40 continua em alta, acompanhado agora dos plásticos infláveis dos anos 60, principalmente nas almofadas e poltronas.
A parte atual fica por conta de uma decoração gráfica, mas plácida, com muitas áreas nas cores branco e bege, e molduras, frisos, sombras, com muito pouco de preto, dourado e prateado.
Tecidos naturais como linho, algodão e lã devem fazer contraponto ao plástico, conforme as estações do ano.
Matelassê (tecido acolchoado preso ao forro por pespontos que formam desenhos) em branco e bege será muito usado, assim como bordados simples ou até extravagantes. "Quilts" (colchas de retalhos) voltarão com tudo.
A mistura do frio com o quente também fará sucesso. As madeiras maciças, principalmente em peças de arte primitiva, serão usadas com materiais frios, como aço cromado, aço escovado, alumínio fundido e, principalmente, zinco -que é barato e envelhece bem.
Minimalismo com primitivismo (tribal ou étnico), o dito "modernétnico", é tendência, aliado a uma nostalgia dos anos 80, o "high tech" (alta tecnologia).
Uma televisão de mais do que retórica. O consultor afirma que cada região da cidade possui uma vocação própria, com consumidores que desejam um determinado tipo de produto.
Os eletrodomésticos (símbolos de seriedade) passam do preto ao branco. A paz é o desejo fundamental, daí o uso extenso do branco nas roupas e na decoração.
O estlo aerodinâmico dos anos 30 também marcará presença. Será um ano da decoração calma, elegante, sofisticada, internacional.

Texto Anterior: Aluguel aumenta e pode atrair investidor
Próximo Texto: COMPRAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.