São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Peças em cartaz reúnem de clássico a circo

DA REPORTAGEM LOCAL

A peça "Édipo", montada pelo grupo paranaense Armazém Companhia de Teatro, é apresentada hoje às 21h30, no Centro Cultural São Paulo.
O diretor Paulo de Moraes apostou em uma encenação clássica e fez, em sua adaptação, uma fusão do texto "Édipo", de Sófocles, com as versões de Sêneca, Tucídides, Safo, Voltaire e Jean Cocteau. A peça estreou na última quinta-feira.
A intenção da adaptação foi "potencializar" os personagens: Jocasta, por exemplo, tem sua paixão por Édipo ressaltada; Creonte aparece mais malicioso; e a responsabilidade política de Tirésias é ainda mais enfatizada.
No Palace, o grupo de circo carioca Intrépida Trupe apresenta hoje às 18h seu espetáculo.
Comemorando dez anos de existência, a companhia mostra alguns de seus melhores números, como "A Praia", "ARN" e "Avenida Paulista".
Pioneiros na fusão entre circo, teatro e dança, os nove artistas da Intrépida Trupe fazem um show de acrobacias, trapézios, pernas-de-pau e atrações pirotécnicas.
Em um dos números, o grupo requisita a participação de pessoas da platéia.
No Teatro Sesc Anchieta, o casal Fernanda Montenegro e Fernando Torres apresenta seu "Dias Felizes", com direção de Jacqueline Laurence, às 17h.
Fernanda aparece na metade da peça, escrita por Samuel Beckett, imobilizada da cintura para baixo. Sua personagem, Winnie, é tragada pelas areias do deserto e, na segunda metade do espetáculo, a atriz aparece somente com a cabeça de fora.
O personagem de Torres, Willie, pouco fala, mas serve como ouvinte do discurso emocionado da mulher, Winnie.
A peça já foi mostrada no Rio e em Curitiba.
Outro casal -Antonio Fagundes e Mara Carvalho- também se apresenta hoje, no Teatro Procópio Ferreira, às 19h.
A peça, "Vida Privada", marca a estréia de Mara como autora. O texto discute a traição, quando o personagem dela, Gilda, fica desnorteada com a confissão do marido de que saiu com outra mulher.
Fagundes e Mara Carvalho estão com duas peças em cartaz em São Paulo atualmente: "Vida Privada", apresentada aos sábados e domingos, e "Oleanna", de David Mamet -que estreou na última quinta-, de quinta a sábado.
Enquanto isso, José Wilker, Giuseppe Oristânio e Othon Bastos dividem o palco do Palace com outros atores, para apresentar a comédia "Maracutaia".
Adaptada por Miguel Falabella do texto de Maquiavel "A Mandrágora", a peça faz um retrato do Brasil contemporâneo.
Desfilam pelo palco um deputado nordestino mal-intencionado, um lobista igualmente mau-caráter e vários outros personagens oportunistas.
"A Maracutaia" é apresentada às 20h30.

Texto Anterior: Mostras de Miró e Leonilson são destaque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.