São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 1996
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CARTAS

"Percebi um pequeno vazamento na mangueira superior do radiador do meu Escort ano 87. Entrei em contato com a concessionária Forbrasa e me informaram que essa mangueira não era mais fabricada pela Ford. Gostaria de saber se é verdade que a peça foi retirada de linha e se existe legalmente algum compromisso das montadoras com o fornecimento de peças de reposição."
(Luis Antonio Benedito - Sumaré, SP)
A Ford esclareceu que a peça 84AU-8260-B deixou de ser comercializada pela montadora em setembro de 1994, em decorrência da baixa demanda. Disse ainda que no último dia 20 de março, quando o cliente entrou em contato com o departamento de atendimento, foram sugeridas alternativas de obtenção da peça no mercado. A montadora acrescentou que o carro do cliente deixou de ser produzido há muitos anos, não havendo similares. Segundo o Procon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor), os fabricantes devem assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação do produto. O órgão esclareceu que o Código de Defesa do Consumidor diz que, depois de sanada a produção do veículo, a oferta de peças deverá ser mantida por período razoável de tempo. O Procon comentou ainda que as próprias montadoras fizeram um acordo para manter peças de reposição por cinco anos depois de cessada a produção do veículo.

"Gostaria de obter os endereços dos departamentos de design e projetos de veículos da Ford, Volkswagen, Fiat e GM."
(Ilson Freire - Guaratinguetá, SP)
O Departamento de Estilo da Volkswagen fica na via Anchieta, km 23,5, ala 17, CEP 09823-990, São Bernardo do Campo, SP. As cartas para a Fiat devem ser encaminhadas para a Gerência de Comunicação Social, rodovia Fernão Dias, km 429, CEP 32530-000, Betim, MG. Para a Ford, as cartas devem ser enviadas ao Departamento de Desenvolvimento de Produto, av. Maria Coelho Aguiar, 215, bloco B, 5º andar, CEP 05804-900, Santo Amaro, SP. O Departamento de Relações Públicas é o local indicado pela GM para o envio de correspondência. O endereço é av. Goiás, 1.805, CEP 09501-970, São Caetano do Sul, SP.

"Comprei um Tempra no dia 31 de outubro de 1994. Com menos de uma semana de uso, queimou a injeção e as mangueiras se romperam. O carro ficou na oficina por vários dias, e ao ser liberado começou a apresentar outros defeitos, como falhas no sistema de detonação, ruídos, manchas na pintura e pontos de ferrugem na carroceria. Solicitei a troca do carro, mas não houve qualquer manifestação por parte da montadora."
(Jose Sebastião da Cunha - São Paulo, SP)
A Fiat informou que o cliente encaminhou seu veículo à concessionária Cia. Amazonas no dia 19 de outubro e o mesmo lhe foi entregue na data de 23 de outubro, com os problemas solucionados.
A Folha entrou em contato com o leitor e foi informada de que o problema relativo ao motor do Tempra não foi solucionado pela montadora e que os pontos de ferrugem voltaram a aparecer depois que a concessionária repintou o veículo. O leitor disse ainda que pretende entrar com uma ação na Justiça.

"Comprei um Kadett na concessionária Rumo Norte no dia 4 de abril do ano passado. Ao chegar em casa, constatei um barulho estranho quando acionava o freio. Voltei à revenda, que regulou o veículo. Mas o barulho permaneceu e resolvi voltar à autorizada. Dois meses depois, o problema voltou. Com 2.965 km, o carro foi entregue à revenda Nova. No dia seguinte à revisão, o ruído voltou. Desta vez foi feita a substituição de molas de pinças, mas o defeito não foi sanado e ainda surgiu um vazamento no radiador. Depois disso o veículo ainda voltou à concessionária por várias vezes sem que o problema fosse resolvido."
(Maria Imaculada P. Abranches - São Paulo, SP)
A General Motors informou que foi feita vistoria e reparo no veículo, entregue à cliente no dia 16 de novembro (sete meses depois de constatado o defeito). A Folha entrou em contato com a leitora, que confirmou a solução dos problemas.

"Gostaria de saber se a troca do chip da injeção eletrônica de meu Omega GLS 4.1i é uma opção viável para a melhora do desempenho do carro. Gostaria de saber também se esse equipamento afeta o consumo de combustível do veículo."
(Paulo Celso Vieira Paino - Primavera, SP)
Segundo o preparador de motores Gilberto Perrella, os chips que estão chegando ao Brasil não são apropriados para as nossas versões de veículos com injeção eletrônica. Perrela explica que, depois da instalação, os carros ganham em velocidade final, mas têm uma perda acentuada em baixa rotação.

"Comprei um Corsa GL 1.4 e optei pela inclusão dos acessórios constantes do kit LG-5. Depois de ter recebido o carro, quis instalar o relógio original. Na época deixei o veículo na Mesbla para a instalação do acessório. Para minha surpresa, recebi a notícia, depois da oficina ter desmontado o painel de instrumentos, que não era possível a instalação do aparelho sem que fosse substituído todo o chicote elétrico do carro, e que eu precisava arcar com todas as despesas da troca de peças e mão-de-obra. Não aceitei e, há algumas semanas, fui contatado pela revenda, que me propôs a restituição do valor que eu havia pago pelo relógio (que não foi instalado). Também não aceitei. O caso continua sem solução."
(José Maria Fernandes dos Santos - São Paulo, SP)
A General Motors esclareceu que, na inclusão de opcionais após a aquisição do veículo, ficam por conta do cliente as despesas de peças e mão-de-obra. Visando minimizar os inconvenientes causados pela aquisição de peças, a montadora esclareceu que o gerente técnico da concessionária estava disposto a negociar a devolução, mas a proposta não foi aceita pelo cliente.

MANUAL DO PROPRIETÁRIO
Os interessados em manuais da Ford devem escrever para av. Maria Coelho Aguiar, 215 -Cenesp-, CEP 05804-900, Santo Amaro, SP, CPI 9.308, anexando à carta uma cópia do certificado de propriedade do veículo. Fiat, Volkswagen e GM recomendam a procura junto à rede de revendedores.

PARA ESCREVER
Envie sua carta para a Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Não esqueça de colocar nome completo, endereço e telefone, para verificarmos se seu problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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