São Paulo, quarta-feira, 17 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUT atrapalhou, diz petista

DENISE MADUEÑO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado Paulo Paim (PT-RS), ex-vice-presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), condenou o acordo da Previdência. Para ele, a CUT, braço sindical do PT, atrapalhou a oposição no Congresso.
Com o acordo, segundo ele, o presidente Fernando Henrique Cardoso conseguiu isolar a oposição e fazer com que o movimento sindical defenda a proposta do governo.
*
Folha - Por que o sr. está contra o acordo?
Paulo Paim - Até por coerência. Se tenho uma luta contra a truculência de se fazer uma reforma na Previdência em dez meses tão complexa, envolvendo a vida de 130 milhões de brasileiros, não posso admitir que se faça um acordo em uma reunião de quatro horas, onde não se tem um único avanço com relação a atual legislação e ainda abre mão da aposentadoria por tempo de serviço.
Folha - A CUT e PT vão para o confronto?
Paim - É natural que haja desavenças entre o partido e a central em alguns pontos que ela entende que pode caminhar e o partido não. Vou torcer para que a Executiva não ratifique o acordo.
Folha - O que o sr. vai fazer?
Paim - Vamos fazer todo o tipo de obstrução na comissão especial, que analisa a emenda. Se a reforma é boa, por que não podemos votá-la no segundo semestre, antes das eleições municipais?
Folha - A CUT atrapalhou?
Paim - Atrapalhou. Ela tinha todo o direito de reunir com o governo, de negociar, de procurar construir um entendimento, mas nunca fechar um acordo sem falar com os aliados, com as oposições.
Isso é tudo que o presidente Fernando Henrique Cardoso queria e não sabia como fazer acontecer: pegar o movimento sindical para defender sua proposta e isolar o problema da oposição.
Folha - O presidente foi esperto?
Paim - Temos que admitir que sim. Estamos tratando com um governo experiente e competente. Vão dizer que os que estão contra a reforma são os "xiitas"

Texto Anterior: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Próximo Texto: Paratodos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.