São Paulo, quarta-feira, 17 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa torna o uso fácil

PAULO CÉSAR MASIERO; FERNÃO STELLA DE RODRIGUES GERMANO; ONOFRE TRINDADE JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

O ThinkPad é um passo adiante da IBM no sentido de oferecer ao iniciante computadores auto-explicativos e fáceis de usar.
Tão logo o computador é ligado, começa a ser exibida uma sequência animada de recepção ao usuário, que salienta seus recursos e apresenta o dispositivo de apontar -que substitui o mouse.
Trata-se de um minúsculo joystick. Com a ponta do dedo, desloca-se a seta na tela com facilidade, sem atrapalhar a digitação.
Ao final da sequência, é oferecida a opção de ir para o "Windows 3.1". Lá, é possível ativar o pacote de soft "SmartSuite".
Os programas são integrados, com uniformidade de comandos. A sequência de apresentação mostra primeiro os recursos comuns e depois os específicos de cada um.
Também é dado destaque à facilidade com que se passa de um aplicativo para outro. Isso é ilustrado com um executivo que redige um texto ilustrado colhendo informação no banco de dados, prepara transparência para uma palestra e a inclui na sua agenda.
Para cada programa é oferecido um tutorial, e o usuário é incentivado a experimentá-lo após a demonstração. Tudo complementado por uma "ajuda" bem organizada.
Nos testes de dois modelos do IBM Aptiva, realizados em fevereiro e novembro de 1995, salientamos que não era fácil para o iniciante preparar um texto ilustrado. Com o instrumental do "SmartSuite", isso fica resolvido.
No Aptiva sem multimídia, apenas o tutorial do "Windows" permitia experimentar os recursos que estavam sendo ensinados. Como os manuais e tutoriais, a ajuda estava em português, mas seu uso não era agradável.
O Aptiva multimídia não aproveitou todos os seus recursos de comunicação nos tutoriais. Os componentes do "MS-Works" não eram bem integrados como os do "SmartSuite" nem seus tutoriais eram tão acessíveis.
Em termos de processador de texto, a melhora foi sensível: o "AmiPro" tem até recursos para marcar revisões do texto e, depois, para aceitá-las seletivamente sem duplicação de esforço de digitação.

PAULO CÉSAR MASIERO, mestre em ciências de computação e doutor em administração, é professor titular de engenharia de software e sistemas de informação do ICMSC-USP.
FERNÃO STELLA DE RODRIGUES GERMANO é mestre e doutor em matemática pelo ICMSC-USP.
ONOFRE TRINDADE JR., mestre e doutor em física aplicada, fez pós-doutorado na Universidade de Southampton, Inglaterra, e desenvolve pesquisas nas áreas de sistemas distribuídos e programação concorrente.

Texto Anterior: CONHEÇA A AVALIAÇÃO DO THINKPAD 345C
Próximo Texto: Terror volta aos games em "The 11th Hour"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.