São Paulo, sexta-feira, 19 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-escrava será destaque no Carnaval

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A ex-escrava Maria do Carmo Jerônimo, 124, considerada a mulher mais velha do mundo, aceitou convite para ser destaque da escola de samba Unidos da Tijuca, do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro.
Ontem, ela fez exames em uma clínica em Itajubá (a 517 km de Belo Horizonte-MG), onde mora, para saber se poderia fazer a viagem. Os exames mostraram que Maria do Carmo está em boas condições de saúde.
"Só faltava essa confirmação. Agora, ela está pronta para ir ao Rio", disse ontem Bernadete Bernardo Guimarães, 35, que Maria do Carmo ajudou a criar e que atualmente cuida da ex-escrava.
Segundo Guimarães, será a primeira vez que Maria do Carmo participará de uma festa não-religiosa. "Ela só aceitou porque é uma homenagem a Zumbi", disse.
Maria do Carmo foi convidada pela Unidos da Tijuca por ser a única ex-escrava viva no país. Ela nasceu em 1871, em Carmo de Minas (sul do Estado), em uma fazenda na qual foi escrava durante 17 anos.
Em 1942, foi para Itajubá, para ajudar a criar os 12 filhos de José Armelim Bernardo Guimarães, neto do autor de "A Escrava Isaura", Bernardo Guimarães.
A Unidos da Tijuca será a quarta escola a desfilar no dia 19 de fevereiro. O enredo é "Ganga Zumbi -Expressão de uma Raça", em homenagem aos 300 anos da morte do líder negro.
Maria do Carmo desfilará no carro alegórico Banquete de Palmares, representando a avó de Zumbi e acompanhada por duas integrantes da escola.

Texto Anterior: Cabra-macho; Presentão; As loucuras da rainha Hortência; Mão no fogo
Próximo Texto: Escola toma precauções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.