São Paulo, sábado, 20 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Cosmético infantil se disfarça de brinquedo

SUZANA CAMARÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Se ir às compras com filhotes a tiracolo já era um desgaste, o prenúncio de um desfalque inevitável, agora o babado é bem pior.
Não bastasse a sedução que os brinquedos, chocolates, danoninhos e adesivos espalhados por todos os supermercados, magazines e lojas de departamentos já exerciam sobre os petizes, a praça tem estado completamente inundada de cosméticos infantis tentadores.
Com embalagens coloridas, divertidas, lúdicas ou não, e quase sempre com a forma de algum personagem de desenho animado, tais produtos enlouquecem o senso consumidor de qualquer projeto de gente na faixa dos 5 aos 12.
"Mãe, compra o creme rinse da Minie, compra?", implorava Lara Gomes, 7, esta semana numa farmácia dos Jardins.
Perguntada sobre o porquê de tamanho desejo por aquele produto, a menina respondeu: "É porque é o creme da Minie, uai."
O fato de o mesmo ter um preço, de ter sido desenvolvido dentro dos critérios científicos que o uso infantil exige e de ter uma marca confiável estampada em seu rótulo, não diz nada a Lara.
"As mães têm uma difícil decisão de compra", afirma Luiz Carlos Dutra Jr., gerente de assuntos públicos da Johnson & Johnson, líder de mercado no segmento toucador infantil e fabricante do creme rinse da Minie.
"Elas querem satisfazer o pedido de seu filho -cuja influência na compra aumenta junto com sua idade-, e ao mesmo tempo ficar tranquilas quanto à segurança, confiabilidade e qualidade do produto que ele deseja".
Pois é. Quando inventaram a máxima que ser mãe é padecer no paraíso, crianças lavavam a cabeça com sabão de coco, se perfumavam com água de rosas, acreditavam que banho de espuma era privilégio da Doris Day e olhe lá.
Agora, além de controlar os ímpetos perdulários de suas crias, as santas mãezinhas ainda são obrigadas a ter noções de finanças, marketing e cosmetologia. Pode?

ONDE ENCONTRAR:
BABYLÂNDIA - shopping Iguatemi, loja 2, tel. 212-0878. DROGARIA SÃO PAULO - av. da Liberdade, 844, Liberdade, região central, tel. 279-8522. FREELAND - shopping Butantã, loja 25, tel. 211-7251. LOJAS AMERICANAS - shopping Penha, loja A-01, tel. 296-5076. RICHES - shopping Butantã, loja 17, tel. 814-4273.

Texto Anterior: Público da 1ª noite é 'made in Jamaica'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.