São Paulo, domingo, 21 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Auto-suficiência marca Lapa e Tucuruvi

DA REPORTAGEM LOCAL; FREE-LANCE PARA A FOLHA

Flautista ajudou a criar tradição musical da Lapa; em 65 anos, aposentado jamais quis deixar a zona norte
A Lapa é um bairro musical. De lá, saíram alguns dos maiores músicos de São Paulo. Em grande parte, graças ao flautista João Dias Carrasqueira, 87.
Conhecido como "Canarinho da Lapa", Carrasqueira foi solista de orquestras importantes, como a Sinfônica de São Paulo e a Filarmônica Brasileira.
Destacou-se também como educador, revelando verdadeiras gerações de músicos.
Seus filhos Maria José, pianista, e Antônio Carlos, flautista, são intérpretes requisitados no Brasil e no exterior e permanecem fiéis à Lapa. Outro ex-aluno de Carrasqueira foi o maestro Júlio Medaglia -que sempre viveu no bairro.
Carrasqueira mora desde 1920 na Lapa, um lugar que aprendeu a amar. "É maravilhoso morar aqui, onde há tudo o que a gente precisa para viver".
O apego foi repassado a dois de seus filhos, que também moram no bairro. Outro filho, porém, mudou-se "para o lado de lá do Tietê". Mora em Moema (zona sul).
Fernandes conta que o bairro mudou muito nesses 62 anos. "Quando cheguei, só havia um carro no Tucuruvi", exemplifica.
Ele representa bem a fidelidade que a zona norte inspira a seus habitantes. Segundo pesquisa feita pela USP em 95, por exemplo, mais de 80% das pessoas que vivem na região em imóvel alugados gostariam de comprar uma propriedade para continuar a morar lá.
Fernandes diz que isso acontece porque a zona norte, hoje, é auto-suficiente -fruto da dificuldade de acesso a outras regiões.

Texto Anterior: Brocas são outra ameaça
Próximo Texto: Tricampeão mundial gosta do sossego do Tatuapé
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.