São Paulo, terça-feira, 23 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bromélia dura até 90 dias

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Além das orquídeas, Edelcir Leite Soares também está apostando no plantio de bromélias.
Em três anos de cultivo, ele já conta com 20 mil plantas de 30 variedades.
A fase de reprodução é terceirizada e feita em laboratório, pois a coleta destas plantas na mata é proibida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
As primeiras vendas ficaram aquém do esperado. Atingiram cerca de 8.000 vasos, desde julho de 95, com quebra de 30% e preços baixos, segundo Soares.
Os preços da bromélia para o produtor variam entre R$ 2 e R$ 6. "É um mercado novo, em que há muita desinformação", diz Soares. Ele pretende investir na divulgação das vantagens das bromélias, como a adaptação à pouca luz, a durabilidade da flor (de 60 a 90 dias) e o aproveitamento da própria folhagem para decoração.
A maior barreira que enfrenta, porém, está no fato de que a água que se acumula entre as folhas das plantas pode se tornar um local de reprodução dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, causadores da dengue.
Para evitar que isso ocorra, é necessário escoar a água, lavar as folhas e regá-las novamente pelo menos duas vezes por semana.

Texto Anterior: Hobby de cultivar orquídea vira negócio
Próximo Texto: Festival em SP exibe as plantas do verão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.