São Paulo, terça-feira, 23 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Vermelhão' ameaça algodão em Votuporanga

DA FOLHA NORTE

A ocorrência de uma anomalia, conhecida como "vermelhão", ameaça comprometer 20% da safra de algodão deste ano na região de Votuporanga (SP).
Nesta safra, foram plantados 25.412 hectares de algodão, cerca de 18% da área do Estado.
A área plantada nesta safra é 34,82% inferior à do ano passado, o que deve provocar a extinção de 2.600 empregos. Com a anomalia, mais 700 vagas devem ser cortadas durante a colheita.
O "vermelhão" provoca manchas escuras nas folhas, resseca e mata a planta.
A safra menor deste ano se deve a problemas enfrentados pelos produtores, como a concorrência dos tecidos importados, dívidas e o excesso de chuvas.
Carmelo Grisi, diretor da Dira (Divisão Regional Agrícola) de São José do Rio Preto, diz que o algodão empregou 7.300 trabalhadores na última safra, contra 4.700 este ano.
Segundo a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), São Paulo plantou 140 mil hectares nesta safra. Votuporanga é a segunda área em produção no Estado, atrás da região formada por Leme e Ituverava, ao longo da rodovia Anhanguera.
Cerca de 30% das plantas dos oito alqueires de José Carlos Lemos, em Palestina (SP), estão com a anomalia, segundo o agrônomo Gerson Cazentini Filho, 32, da Casa de Agricultura de Pontes Gestal.
O "vermelhão" também atingiu as lavouras dos produtores Joel da Cruz Pinto e José Cardoso de Lima, em Pontes Gestal (SP).
O agrônomo Carlos Alberto De Luca, 35, supervisor regional da Delegacia Agrícola de Votuporanga, disse que os produtores devem fazer adubação preventiva para tentar recuperar as áreas atingidas.
A Cati está orientando os produtores a comunicar eventuais prejuízos aos bancos e à Cosesp (Companhia de Seguros do Estado de São Paulo).

Texto Anterior: Produtividade da soja deve cair no MS
Próximo Texto: Indústria paulista de suco cítrico recupera o atraso da safra 94/95
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.