São Paulo, terça-feira, 23 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Ataques marcam início das prévias no PT

DA REPORTAGEM LOCAL

O lançamento de Luiza Erundina e Aloizio Mercadante como pré-candidatos do PT à Prefeitura de São Paulo transformou-se em um debate entre os dois, em que não faltaram críticas.
Eles praticamente monopolizaram a palavra na apresentação de suas pré-candidaturas, ontem, no Diretório Municipal do PT.
Erundina e Mercadante vão disputar a prévia que se realizará em 24 de março para escolher o candidato do partido às eleições municipais de 3 de outubro.
Melhor colocada nas pesquisas de opinião, Erundina afirmou que teria preferido, em vez da prévia, um acordo em que um dois retirasse a candidatura.
"O ideal seria um acordo. A prévia é um processo democrático, mas a disputa pode ficar acirrada", afirmou. "Dificilmente o militante que vê seu candidato perder na prévia vai com a mesma garra e determinação para a campanha."
Em resposta, Mercadante disse que "o melhor acordo é com a militância do partido, em que todos possam exercer a cidadania e escolher a melhor proposta".
Mercadante afirmou que a gestão de Erundina como prefeita (1989/92) foi a melhor que São Paulo já teve, mas que é necessário agora "dar um salto de qualidade". Ele criticou o fato de a descentralização administrativa do município não ter sido concretizada por Erundina.
A ex-prefeita disse que governou com minoria na Câmara e que o projeto de descentralização foi bloqueado.
A vereadora do PT Tereza Lajolo também poderá concorrer na prévia. Sua participação depende de decisão que os 61 membros do diretório municipal deverão tomar em 29 de janeiro.
Lajolo não preencheu os requisitos mínimos de representatividade do partido para ser pré-candidata a prefeita: as assinaturas de 21 membros do Diretório Municipal ou de 1.400 filiados.
Ela obteve apenas 20 assinaturas, mas entrou com recurso junto à Executiva do diretório, lamentando que critérios burocráticos tenham prevalecido sobre critérios políticos.
Tanto Erundina quanto Mercadante declararam seu apoio ao recurso de Lajolo. Para entrar na prévia, a vereadora terá de ter 31 votos no diretório.

Texto Anterior: Prazo para contratação passa de 3 para 5 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.