São Paulo, terça-feira, 23 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucano autografa nota de real

VINICIUS TORRES FREIRE
ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA

O presidente Fernando Henrique Cardoso chegou ontem às 22h30 (19h30 em Brasília) a Barcelona, litoral sul da Espanha, onde ficará por 21 horas antes de seguir para a Índia, na sua 16ª viagem ao exterior. Na noite de ontem, a programação de FHC se limitou a um jantar no restaurante Set Portes, de cozinha catalã, diante do mar Mediterrâneo.
O presidente chegou às 23h30 e jantou com 13 outras pessoas, entre elas membros da comitiva e o embaixador do Brasil na Espanha, Luis Felipe Seixas Correa.
FHC comeu um "paella" no restaurante, um dos mais tradicionais da cidade, fundado em 1836. O gasto médio da mesa foi de R$ 40 por pessoa.
FHC deu autógrafos em notas de R$ 5 a duas crianças de uma família goiana que estava no restaurante. Saiu à 1h30, em comitiva de 12 carros.
Segundo diplomatas brasileiros, a parada em Barcelona é apenas uma escala de repouso. FHC e os membros de sua comitiva não teriam agendadas conversações oficiais sobre acordos com autoridades ou empresários espanhóis.
O rei Juan Carlos colocou à disposição do presidente sua residência oficial em Barcelona, o Palacete Albenes. A comitiva ficará hospedada no hotel Juan Carlos.
Hoje, FHC deve almoçar com Jordi Pujol, presidente da Catalunha, e com empresários espanhóis. Barcelona é a capital da província autônoma da Catalunha, a mais rica do país.
Segundo o embaixador Seixas Correa, estaria aumentando o interesse dos empresários espanhóis no Brasil, e as relações comerciais entre os dois países teriam voltado a crescer desde 1995, depois de anos de estagnação.
Correa disse que, em novembro, os espanhóis vão levar ao Brasil uma exposição que realizam todos os anos em países comercialmente emergentes. A Expotecnica Espanha, realizada em 1995 em Bangcoc, deve reunir cerca de 300 empresas em São Paulo.
Na tarde de hoje, FHC deve visitar o Museu Nacional de Arte da Catalunha e ter um encontro com o prefeito de Barcelona, Pascoal Marragal. O embarque do presidente para a Índia estava previsto para as 19h30.

A comitiva oficial de é integrada pelos ministros Luiz Felipe Lampreia (Relações Exteriores), José Eduardo de Andrade Vieira (Agricultura) e Israel Vargas (Ciência e Tecnologia), pelo senador Geraldo Melo (PSDB-RN) e pelo deputado Henrique Alves (PMDB-RN), pelo chefe da Casa Militar da Presidência, general Alberto Cardoso, pelo secretário de Assuntos Estratégicos, Ronaldo Sardenberg, e pelo sociólogo Vilmar Farias.

Texto Anterior: FHC vai ter de conviver com crise política da Índia
Próximo Texto: Queima de arquivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.