São Paulo, terça-feira, 23 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileira filma série nos telhados de Paris

Segundo curta de "As Vertigens do Amor" estréia em SP

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

"A Ilusão", um surpreendente curta-metragem feito na França pela brasileira Gabriela Greeb, 29, estréia sexta-feira em São Paulo.
O filme será exibido como complemento do longa "Terra Estrangeira", de Walter Salles, no Espaço Unibanco de Cinema. Curiosamente, Gabriela foi segunda assistente de câmera do filme de Salles.
Com dois minutos de duração, "A Ilusão" integra uma série de 12 curtas que Gabriela começou a fazer no final de 94 e que deve ficar pronta ainda este ano.
A série chama-se "As Vertigens do Amor" e é ambientada sobre os telhados de Paris.
Na semana passada, Gabriela Greeb, que mora em Paris há três anos, exibiu para convidados em São Paulo os dois únicos curtas da série que já estão prontos: "O Beijo", que está sendo exibido na França junto com o longa "Le Bonheur est dans le Prés", de Etienne Chatillez; e "A Ilusão", que acabou de sair do laboratório.
"O Beijo" foi feito quase por acaso. Gabriela ganhou de um amigo uma lata de negativo em 16 milímetros. Aproveitou outros dois amigos como atores e fez o filme num único dia. Fez de graça a revelação e a pós-produção no laboratório em que trabalha.
Além de ser distribuído nos cinemas, o filme foi vendido às emissoras Canal Plus da França e da Bélgica e a duas TVs da Suíça.
A partir de "O Beijo" Gabriela concebeu a série toda. "É uma série sobre gestos amorosos, sobre frio na barriga", afirma a diretora. Ela negocia agora com a produtora Planete Spot a produção do restante da série. Gabriela estudou filosofia e trabalhou em publicidade antes de sair do país, em 1989. De lá para cá, morou em Barcelona, Londres e Paris.
(JGC)

Texto Anterior: 'Sense and Sensibility' leva dois prêmios
Próximo Texto: Filme une poesia e sofisticação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.