São Paulo, terça-feira, 23 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Mortalidade é maior entre as meninas

GILBERTO DIMENSTEIN
DO ENVIADO ESPECIAL

Nascem anualmente 12 milhões de meninas na Índia. Pelo menos 3 milhões delas não vão completar 15 anos, e 1 milhão não completará 12 meses.
As estatísticas do governo indiano revelam um alto nível, no geral, de mortalidade infantil. É, porém, mais acentuado no sexo feminino.
Fosse mantida uma equivalência, haveria hoje no país pelo menos mais 60 milhões de mulheres.
As meninas morrem em maior quantidade do que os meninos porque são vítimas de um descuido proposital das mães -esta conclusão está em pesquisas das universidades, hospitais e organizações não-governamentais.
As pesquisas mostram que nas zonas rurais as mães alimentam melhor os filhos do que as filhas. Por consequência, as meninas ficam mais vulneráveis e adoecem com mais facilidade.
Os meninos também são levados com mais frequência aos centros de saúde.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde da Índia indica que, em várias regiões, para cada 100 crianças que são levadas aos postos de saúde em zonas rurais, apenas 12 são do sexo feminino.
A descoberta do infanticídio na Índia foi feita em 1789 pelos colonizadores ingleses. Cem anos depois, a prática foi proibida.
(GD)

Texto Anterior: Índia proíbe grávida de saber sexo do bebê
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.