São Paulo, terça-feira, 23 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polimento recupera brilho do carro

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

A pintura do carro precisa de cuidados para ficar protegida contra a ação de sucessivas lavagens, da areia, da poeira e de agentes atmosféricos, como o sol, o orvalho e a chuva.
O sol queima a pintura e tira seu brilho original. Por isso, procure estacionar o carro na sombra. Durante a noite, prefira locais cobertos, abrigados do orvalho.
A lavagem do carro é outro fator que pode prejudicar a pintura.
Os lava-rápidos, por exemplo, não são aconselháveis, pois os rolos, quando muito usados, riscam a pintura.
"O sistema de lava-rápido é agressivo à pintura", adverte antônio Carlos Kosimato, 32, proprietário da Deep Cleaning, revitalizadora de pintura. Esses riscos são mais notados em pinturas escuras.
O pano usado para ensaboar, secar, encerar ou polir deve ser macio e, de preferência, 100% algodão. Além disso, não deve ser passado na carroceria seca, suja ou quente.
Os detergentes e sabões devem ser neutros, nunca ácidos ou alcalinos. Procure sempre usar os produtos recomendados pelo fabricante do carro. O manual do veículo costuma ter a indicação.
Polimento
Uma maneira de recuperar o brilho da tinta é fazer polimento, que retira a camada superficial "estragada" da pintura.
Jorge Luis Guimarães, 44, gerente de repintura automotiva das tintas Coral, afirma que não existe uma periodicidade fixa para polir o carro.
"Depende do visual: se a pintura estiver queimada e sem brilho, é bom polir, caso contrário, é melhor não polir", garante Guimarães.
O chefe da unidade de pintura da Ford de São Bernardo do Campo, Gaspar Jaco Rocco, aconselha o polimento a cada oito meses, "aproximadamente".
Rocco adverte que o polimento deve ser feito por um especialista e "de uma maneira superficial, para não tirar uma camada grossa da pintura".
Por isso, cuidado com os aventureiros que se propõem a fazer o serviço. Além disso, segundo Rocco, o polimento só pode ser feito com o carro limpo, seco, frio e na sombra.
Para segurar o brilho do polimento, é aconselhável encerar o carro a cada quatro meses aproximadamente. A cera cria uma película que protege a pintura e fixa o brilho.
A Ziebart, por exemplo, após o polimento, passa uma resina à base de polímeros, que a empresa afirma segurar o brilho por um ano (leia texto abaixo).

Texto Anterior: Castrol vai importar fluido da Holanda; Hertz aluga carro pela rede Internet; O NÚMERO; Empresas lançam pastilha sem amianto; Racing Design vende volantes e manoplas
Próximo Texto: Produtos permitem proteção especial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.