São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Rei reina, mas não governa'

DO ENVIADO ESPECIAL

O presidente Fernando Henrique Cardoso queixou-se ontem, em tom de ironia, da autonomia que os Estados brasileiros têm em relação ao governo federal.
"A situação do presidente no Brasil é quase como a da rainha da Inglaterra. O rei reina, mas não governa", disse em discurso no almoço oferecido pelo governo da Catalunha.
FHC tocou no assunto ao comentar o que tinha "aprendido" em sua visita à Barcelona, capital da província autônoma da Catalunha, que tem um estatuto especial na organização política espanhola.
"Fiquei sabendo que o governo central tem um delegado aqui na Catalunha. Tem autonomia, mas tem um delegado do governo central. Imagina se no Brasil eu poderia ter algo assim. Como são livres os Estados brasileiros!", discursou FHC em espanhol.
O presidente falou também do motivo da escolha de Barcelona como escala de sua viagem à Índia. "É como se fosse uma adaptação no caminho para a Índia, pois aqui nos sentimos como se estivéssemos em casa. E a origem do Brasil está ligada à península Ibérica. Os portugueses saíram daqui para ir as Índias, mas se enganaram e foram dar no Brasil. Acho que não vou me perder". Os convidados riram e aplaudiram.

Texto Anterior: Brasil quer tecnologia nuclear dos indianos
Próximo Texto: 'Rei reina, mas não governa'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.