São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Penha é a região com mais menores carentes

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisa inédita do SOS Criança revelou que as regiões da Penha (zona leste) e de Santo Amaro (zona sul) são as responsáveis pela "produção" do maior número de menores de rua de São Paulo.
O estudo fez uma radiografia da procedência das crianças e adolescentes que vivem perambulando pela cidade.
Segundo a pesquisa, a campeã da "produção" de menores de rua é a região da Penha: 10,4% das crianças que deram entrada no SOS Criança -órgão ligado à Secretaria Estadual da Criança, Família e Bem-Estar Social-, no último trimestre de 1995, vieram dessa região da zona leste.
Em seguida vem a região de Santo Amaro -incluindo os bairros de Campo Grande, Cidade Ademar, Pedreira e Campo Belo-, de onde originaram 9,9% das crianças abandonas e infratoras registradas oficialmente.
A região da Sé (Cambuci, Consolação, Liberdade, Pari, Santa Cecília, República, Bom Retiro e Bela Vista) ficou em terceiro lugar, com 8,5% dos menores encaminhados ao SOS.
Segundo o coordenador do SOS Criança, Paulo Vitor Sapienza, essas regiões geram um maior número de crianças em "situação de risco" porque não possuem nenhum atrativo ao menor.
"Esses bairros são carentes em infra-estrutura educacional, habitacional e de lazer, por isso, 'produzem' mais crianças carentes. A criança que é vítima de desagregação familiar tende a fugir de casa e do bairro para procurar algum atrativo na região central da cidade", explicou Sapienza.

Texto Anterior: Pedágios da Dutra reabrem em setembro
Próximo Texto: Motorista barra guinchamento e pára marginal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.