São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 1996
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Motorista barra guinchamento e pára marginal

CRISPIM ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar das férias -quando diminui o número de carros na cidade-, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou um congestionamento de 103,2 km às 10h de ontem. Em dias normais, o pico na manhã é de 80 km. Nas férias, cai 50%.
Um dos motivos do congestionamento foi o impasse na remoção de um caminhão com o pneu furado, que causou um engarrafamento de 13,5 km na marginal Tietê, sentido Penha-Lapa.
O problema começou às 7h40, quando o pneu dianteiro do caminhão, que estava na pista da esquerda no Cebolão, furou. Uma equipe da CET foi até o local, mas o motorista se recusou a fazer a remoção do caminhão.
O motorista, cujo nome não foi fornecido, alegou que o guincho danificaria o pára-choque, que ele disse ser importado.
Às 8h30, uma equipe do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) foi acionada para tentar resolver o impasse, que continuou por mais uma hora.
O pára-choque acabou mesmo sendo danificado e o motorista ainda recebeu três multas (uma delas porque o pneu furado estava "careca"), mas o estrago no tráfego da marginal já estava feito.
Levando em consideração que a marginal Tietê tem seis faixas em média (em alguns trechos mais) e o espaçamento entre os carros, de 10m, no mínimo 8.100 veículos formaram o congestionamento.
Colocados um atrás do outro, os veículos formariam uma fila de quase 40,5 km, distância entre São Paulo e Santana do Parnaíba.
"Esse é um dos grandes problemas do trânsito", disse o tenente Marcelo Cortez Ramos de Paula, 27, do CPTran. "Não tem cabimento não permitir a remoção."

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