São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Netscape responde com sofisticação à concorrência na rede mundial

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Netscape anunciou para os próximos 15 dias a versão 2.0 do "Netscape Navigator", programa para navegar na parte multimídia da rede mundial Internet.
Com 15 milhões de usuários, o programa da Netscape é o mais popular no mundo todo.
A nova versão inclui programas para correio eletrônico, para transferência de arquivos (FTP) e um programa de segurança para verificar a identidade do usuário do programa.
Com o "Navigator 2.0", a empresa quer aumentar mais ainda o número de usuários. O programa permite publicar uma variedade de informações como catálogos e cotações de bolsas com atualização em tempo real.
Para tentar conquistar essa legião de usuários -75% do mercado de programas de navegação-, a Microsoft contra-ataca com o concorrente "Explorer", que pode ser adquirido gratuitamente na Internet.
A Netscape cobra pelo seu programa, apesar de permitir que usuários o copiem gratuitamente a partir da Internet -para fazer testes.
A nova versão está disponível para funcionar em "Windows", Macintosh e máquinas com Unix.
Custa, nos EUA, US$ 49 e inclui recursos sofisticados de correio eletrônico, permitindo que o usuário acrescente mensagens de hiperlink. Hiperlink são textos que aparecem na tela sublinhados e permitem conexão a outros assuntos na Web (parte multimídia da Internet).
Segundo especialistas, a maior inovação no "Netscape Navigator 2.0" são os frames. Com esse recurso, o usuário vai poder abrir na tela de seu computador várias janelas simultaneamente. Essa novidade vai permitir visualizar várias páginas de uma só vez.
O programa da Netscape pode ler pequenos programas, como os escritos para a nova linguagem de programação Java, da Sun.
Com a linguagem Java, os programadores podem escrever programas para transmitir textos e animações de empresas que vendem on line notícias sobre esportes, cotações ou jogos sofisticados.
Com a nova versão, o usuário poderá receber transmissão ao vivo de rádio ou concertos, usando a tecnologia Progressive Network's RealAudio.
Alguns críticos comentam que talvez a nova versão seja muito sofisticada para os atuais usuários de Internet.
O gerente de produtos da Microsoft, Rob Bennett, provoca afirmando que o "'Microsoft Internet Explorer' atende melhor quem está usando a Internet pela primeira vez por ser muito mais fácil de usar. O usuário deve contar com uma opção do que quer usar".
O programa de navegação da Microsoft já inclui o "Progressive Network's Audio" e permite que usuários trabalhem com programas tridimensionais. Para aumentar sua fatia no mercado, a empresa anunciou, em dezembro, versões de teste do "Explorer" para uma maior base de usuários de "Windows 3.1", "Windows NT" e para computadores Macintosh.

Texto Anterior: Livraria virtual dá força ao livro de papel
Próximo Texto: Acesso à rede mundial Internet vira brinde; Equipamento emite crachás de identificação; Lotus lança, nos EUA, versão 4.0 do "Notes"; NDR anuncia filme feito em computador; "Folio Views" ganha versão em português
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.