São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONGs protestam em Londres

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

Três ONGs (organizações não-governamentais) internacionais com sede no Reino Unido estiveram ontem na Embaixada do Brasil em Londres para protestar contra o decreto que altera o processo de demarcação das terras indígenas.
O decreto 1.775 dá a proprietários de terra e a governos estaduais e municipais o direito de contestar desapropriações de áreas para fins de demarcação de terras indígenas.
"O decreto é uma receita para a tragédia", afirmou a Anistia Internacional, maior entidade de defesa de direitos humanos do mundo. "Ao por em dúvida a demarcação de mais de 344 áreas indígenas, o governo abriu as portas para a invasão delas. No passado, isso resultou em massacres", diz a Anistia.
Já a Survival International, fundada em 1969, enviou cartas de protesto ao presidente FHC, ao Banco Mundial, ao Parlamento Europeu e aos governos britânico e alemão. A Oxfam, criada em 1942, está pressionando o Banco Mundial a rever financiamentos ao Brasil.

Texto Anterior: Índios deixam debate na Câmara em protesto contra decreto federal
Próximo Texto: Rio 'privatiza temporariamente' o Banerj
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.