São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aquecimento gerou iceberg, diz estudo

Alta temperatura soltou gelo antártico

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O aquecimento da atmosfera terrestre provocou no início do ano passado o desprendimento da Antártida de um supericeberg com área comparável à da cidade de São Paulo.
Segundo estudo do British Antarctic Survey, com sede em Cambridge (Reino Unido), 1.300 km2 de gelo se desprenderam do continente antártico ao longo de 50 dias a partir de março.
A fragmentação do supericeberg gerou blocos de gelo que se espalharam ao longo de 200 km. Outro bloco de gelo estaria prestes a se desprender, afirmam os cientistas.
O pesquisador David Vaughan afirma na revista "Nature" de hoje que, das nove plataformas de gelo da Antártida estudadas, cinco se desintegraram em 50 anos. No período, a temperatura média da atmosfera registrou aumento de 2,5oC.
No total, o aquecimento do planeta foi responsável pelo desaparecimento de 8.000 km2 de gelo da Antártida, diz o estudo.
As observações sugerem que há uma temperatura acima da qual a existência das plataformas de gelo se torna inviável, mas os cientistas ainda não sabem dizer o mecanismo preciso que leva ao desprendimento do gelo.
Segundo Vaughan, o aquecimento da Antártida parece seguir uma variação natural do clima. "Se continuar, outras plataformas estão em risco", afirma.

Texto Anterior: Pesquisa critica 'milagres' da melatonina
Próximo Texto: Ácido derivado da vitamina A pode evitar rugas de Sol, sugere equipe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.