São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996 |
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Arquiteto quer Santo Amaro com mão única
LÚCIA MARTINS; CLAUDIO AUGUSTO
Armentano sugere que a avenida passe a ter só uma mão -direção centro-Santo Amaro. Com isso, seria possível alargar as calçadas e arborizá-las. Hoje, ela é uma via de mão dupla com corredores de ônibus. O tráfego dos veículos na direção Santo Amaro-centro seria feita por uma paralela, não-definida pelo arquiteto. "Existiriam desapropriações, mas os gastos iriam compensar. Ganharíamos uma avenida muito melhor." Em seis meses, segundo Armentano, o projeto de remodelação da avenida estaria concluído. Outro problema apontado pelo arquiteto é a falta de segurança dos pedestres. "Como as calçadas são muito estreitas, eles (os pedestres) estão sujeitos a muitos acidentes." A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) confirma a tese de Armentano. A Santo Amaro é a terceira via de São Paulo em número de atropelamentos. No último levantamento feito pelo órgão, em 1994, houve 241 atropelamentos na avenida. Só perdeu para a avenida Alcântara Machado (259) e para a 23 de Maio (250), duas das principais vias que cortam a cidade. Também é uma das campeãs em acidentes de trânsito: ocupa o oitavo lugar no ranking das avenidas com mais choques. Em 94, foram 1.511 acidentes (233 com vítimas). "Adoro a cidade e acho que ela está ficando cada vez mais sufocada. A coisa mais triste da minha vida é olhar para a Santo Amaro", diz Armentano, que é autor de cerca de 200 projetos, entre eles os do bar Cabral (Itaim Bibi, zona sul) e do restaurante Quattrino (Jardins, zona oeste). Maluf Para o prefeito Paulo Maluf, o projeto de Armentano peca pela falta de funcionalidade. Maluf não vê sentido em ampliar a calçada em uma avenida que, segundo ele, já tem um corredor de ônibus e pouco espaço para os carros. A redução dos atropelamentos na avenida aconteceria, na visão do prefeito, se os motoristas respeitassem a faixa de pedestres. "Em Nova York, um motorista que atropela alguém na faixa de pedestre é processado por homicídio. Mas o atropelamento de alguém fora da faixa não dá nem processo", afirmou o prefeito. (Lúcia Martins e Claudio Augusto) Texto Anterior: Campanha alerta sobre praia suja Próximo Texto: Guarapiranga viraria 'praia' Índice |
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