São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zanettini propõe demolir 'Minhocão'

LÚCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O arquiteto Siegbert Zanettini propõe a demolição do elevado Costa e Silva, o Minhocão, que liga a região central à zona oeste de São Paulo. Segundo ele, a região por onde passa o elevado virou o "lixão da cidade".
"Quando se escolhe um projeto, o principal aspecto que tem que ser levado em consideração é a qualidade de vida das pessoas."
O Minhocão tem 3,4 km de extensão e passa muito próximo de alguns prédios da região. "Quem mora ali nem pode abrir a janela. O barulho e a poluição são insuportáveis", disse Zanettini, que é professor titular de projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e autor de cerca de 3.000 projetos.
Como alternativa ao elevado, o arquiteto sugere a construção de um túnel na mesma extensão.
Paulo Maluf (PPB), que inaugurou o elevado há 25 anos em sua primeira passagem pela prefeitura, disse que a demolição do elevado seria um "instinto bestial".
Em entrevista exclusiva à Folha, o prefeito afirmou que a construção de um túnel é economicamente inviável porque os gastos com a desapropriação de edifícios seriam muito altos e não compensariam a posterior valorização imobiliária dos prédios da região.
Zanettini não soube avaliar o custo do projeto, mas afirmou que a cidade "merece gastos para que ela se torne habitável". "Todo o tempo vago que o paulistano tem ele aproveita para fugir da cidade. Isso acontece porque ela está muito inóspita", disse.
Além da valorização dos prédios da região, Zanettini aponta outra vantagem da demolição do elevado: a ampliação dos espaços públicos no centro da cidade. "Precisamos de mais praças e ruas naquela região. O Minhocão reduziu os locais onde as pessoas podiam ficar e ter lazer."
(LM)

Texto Anterior: Loeb quer metrô nas marginais
Próximo Texto: Santos reformará casas em troca do aluguel para pobres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.