São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para brasileiro, SP discrimina nordestino

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Na opinião de 51% dos brasileiros, os paulistas tratam os imigrantes nordestinos como se eles fossem inferiores.
Segundo a mesma pesquisa, feita pelo Datafolha, 33% afirmam que ser trabalhador é a principal característica do paulista.
São porcentagens colhidas pelo Datafolha entre 12 e 15 de dezembro, junto a 11.772 pessoas de 11 Estados (inclusive São Paulo) e do Distrito Federal.
A opinião predominante sobre o sentimento de superioridade ou discriminatório em relação aos nordestinos é um dos únicos pontos da pesquisa em que os paulistas têm sua imagem chamuscada.
No Nordeste, 57% dos pernambucanos, 53% dos baianos e 51% dos cearenses acreditam que o paulista trata o nordestino como um inferior. É, aliás, a mesma opinião expressa por 51% dos 3.209 entrevistados de São Paulo.
Goiás e Paraná foram os dois únicos Estados em que a maioria acredita que, ao contrário, o paulista trata o nordestino de igual para igual.
Ao indagar qual o atributo do paulista que vem em primeiro lugar à cabeça do entrevistado, o Datafolha descobriu que 34% evocam aspectos positivos, contra apenas 11% que evocam negativos. A maioria (39%), no entanto, não soube responder.
Nesse conjunto de respostas espontâneas, características positivas são atribuídas por 41% dos que têm formação superior, contra 26% dos que têm só até o 1º grau.
Em termos de distribuição geográfica, os que menos evocam aspectos positivos são os cearenses (10%), paranaenses (14%) e pernambucanos (18%). Quanto à preferência eleitoral, a população de São Paulo recebe mais atributos elogiosos no PPB (39%), no PSDB (34%) e no PT (33%).

Texto Anterior: Ohtake quer construir centro esportivo
Próximo Texto: 58% acreditam em favorecimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.