São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
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Anúncio da Folha fica entre os 100 melhores já feitos no mundo

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Dois anúncios brasileiros foram incluídos numa seleção dos 100 melhores filmes publicitários já feitos. Eles foram escolhidos por 30 publicitários entre os mais premiados do mundo.
Um dos dois anúncios brasileiros foi criado pela agência W/Brasil para a Folha, em 1989, e ficou conhecido como "Hitler". O outro, também da W/Brasil, foi feito para a Valisère, em 1988, com o slogan "O primeiro sutiã, a gente nunca esquece".
A iniciativa de escolher os filmes foi de Donald Gunn, um publicitário da agência Leo Burnett, que "coleciona" o que de melhor a publicidade criou nos últimos 50 anos. No ano passado, ele pediu que 30 publicitários fizessem a sua seleção do que consideram os 30 anúncios mais criativos e, depois, escolheu os mais votados, que foram reunidos num vídeo.
Os publicitários não podiam votar em anúncios criados por eles mesmos. E os filmes tinham que ser facilmente entendidos.
Os comerciais tinham necessariamente que ter sido veiculados por um período razoável de tempo e ter contribuído para o aumento nas vendas do produto enfocado, como explicou ontem Washington Olivetto, da W/Brasil, um dos 30 publicitários que fez a seleção.
O vídeo reúne filmes criados desde o final dos anos 40 até o ano passado, alguns em preto e branco. Um dos aspectos que mais chamou a atenção de Olivetto foi o pequeno número de anúncios mais recentes, o que mostraria, no seu entender, que a publicidade atual está usando "tecnologia demais e conteúdo de menos".

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