São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greve de 'cegonheiros' continua em SP, mas Fiat consegue acordo em MG

DA AGÊNCIA FOLHA; DA REPORTAGEM LOCAL

A greve dos "cegonheiros" (motoristas de caminhões que transportam veículos) autônomos do ABCD deixou 13 veículos depredados ontem, segundo a ANTV (Associação Nacional dos Transportadores de Veículos).
Os "cegonheiros" (que transportam carros da Ford, Volks e GM), decidiram, na tarde de ontem, manter a greve iniciada há seis dias. Eles rejeitaram proposta de reajuste de 15% no frete e pedem aumento de 47%.
Com a paralisação, cerca de 5.000 veículos deixam de ser entregues diariamente às revendas.
Em Minas, os "cegonheiros" que fazem o transporte de veículos da Fiat suspenderam a greve.
Eles aceitaram a proposta de 15% de aumento imediato no frete. Mas podem retomar a greve, se as transportadoras não cumprirem acordo que prevê mais 11% de aumento em 15 de fevereiro. O pátio da Fiat chegou a ficar com 4.000 veículos estocados.
Depredação
Segundo o presidente da ANTV, Mário Galvão, na madrugada de ontem foram danificados dez carros e três caminhões transportadores de veículos no ABCD.
"A empresa Brazul estava tirando carros da Volks. Alguns grevistas tentaram impedir o transporte, mas não posso afirmar que foram grevistas que depredaram os veículos", disse Galvão.
A PM do ABCD não registrou nenhum incidente de depredação.
O presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos do ABCD, Aliberto Alves, disse que não soube de nenhuma depredação. "Posso garantir que nenhum cegonheiro esteve envolvido."
A paralisação atinge 100% dos 1.534 cegonheiros da região. Mais de 11 mil veículos estão parados nos pátios das montadoras.
Em algumas revendas Volks e GM os modelos "populares" começam a faltar. A rede mais atingida é a Ford. Segundo Bruno Caltabiano, da Caltabiano Veículos, as concessionárias da marca estão praticamente sem estoque.

Texto Anterior: Senado quer monitorar autoridade monetária
Próximo Texto: Justiça derruba liminar para carros; Governo estima equilíbrio comercial; Unibanco faz pequena trégua nas demissões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.