São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grêmio é quarto no ranking de clubes

ANDRÉ FONTENELLE
DA REPORTAGEM LOCAL

O Grêmio, de Porto Alegre, foi o quarto melhor time do mundo em 1995, segundo o ranking anual da Federação Internacional de História do Futebol e Estatística.
A entidade, com sede em Wiesbaden (Alemanha), é formada por estatísticos de futebol de vários países.
Surpreendentemente, o líder do ranking é o Milan (Itália), e não o Ajax (Holanda), que derrotou o próprio Milan na final da Liga dos Campeões européia de 94/95.
"O Ajax perdeu a Copa da Holanda e, no Mundial interclubes, a vitória por pênaltis é considerada como um empate", explica o pesquisador alemão Alfredo Põge, presidente da IFFHS.
O Botafogo, atual campeão brasileiro, aparece apenas na 189ª posição, enquanto o Santos, vice-campeão, é o 157º.
Isso se deve ao peso maior que é dado às competições internacionais. Por isso, Grêmio, Flamengo e Atlético-MG, que decidiram copas sul-americanas em 95, são os mais bem colocados do Brasil.
O Flamengo é o 38º, empatado com o Sparta de Praga (República Tcheca). O Atlético está em 47º, ao lado do Celtic (Escócia).
No ranking, foram levados em conta todos os resultados dos campeonatos nacionais e internacionais de 1995.
São atribuídos pesos diferentes às ligas nacionais de cada país. A da Itália, considerada a mais difícil do mundo, é a única com peso cinco.
Têm peso quatro os campeonatos de Argentina, Brasil, Inglaterra, França, Alemanha e Espanha; peso três, os de Portugal, Holanda, México, Chile, Escócia e Bélgica; e assim por diante.
A pontuação é feita de tal forma que, se um time sul-americano e um europeu conquistarem todos os pontos possíveis, os dois empatam na liderança da relação.
É a primeira vez que o Milan termina à frente no ranking de uma temporada. Os vencedores anteriores foram: Roma (Itália), em 91; Ajax (Holanda), em 92; Juventus (Itália), em 93; e Paris Saint-Germain (França), em 94.
Em 1994, o time brasileiro mais bem colocado fora o São Paulo, em quinto. Este ano, ficou em 78º, empatado com Metz (França), Chelsea e Leeds (Inglaterra).
Entre os clubes brasileiros, a maior ascensão é a do Flamengo, que terminara a temporada anterior na 246ª posição.

Texto Anterior: São Paulo abdica do Morumbi por 2 meses
Próximo Texto: O RANKING DOS CLUBES EM 95
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.