São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França expõe trabalhos do artista luso-brasileiro Fernando Lemos

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Começa hoje na França o Festival de Livro de Aix-en-Provence, dedicado neste ano à poesia e à literatura portuguesa. O festival tem como destaque a exposição fotográfica "A sombra da luz", do artista plástico luso-brasileiro Fernando Lemos.
A coleção mostra retratos de uma geração de importantes personagens da vida intelectual, artística e teatral portuguesa, entre eles, o poeta Jorge de Sena e o crítico Adolfo Casais Monteiro.
Também fazem parte alguns nus, paisagens e experiências de construção de imagens -colagens, sobreposições de negativos e impressões em negativo e positivo.
Os trabalhos foram feitos em Portugal, pouco antes de Lemos imigrar para o Brasil, em 1952.
Nascido em Lisboa, em 1926, Lemos jamais se limitou em registrar imagens. Em torno delas existe todo um trabalho de criação do clima e do ambiente. O jogo cênico de luzes e sombras mostra que a câmera funciona como um pincel, lembrando suas origens de artista plástico.
Lemos também se voltou ao experimentalismo, desligando-se da visão comum dos objetos. Como o surrealista Man Ray (1890-1976), recorreu, por exemplo, à solarização -transformação de um negativo em positivo.
Na década de 60, Lemos fundou, no Brasil, a editora Giroflé e teve sala especial de pintura na 8ª Bienal de São Paulo. Exerceu os cargos de diretor técnico do Masp e diretor do Centro Cultural São Paulo.

Texto Anterior: Sundance Festival tem poucos filmes de qualidade
Próximo Texto: Hoje tá dando praia em São Paulo!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.