São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coreógrafo canadense traz peça interativa a SP

Ana Francisca Ponzio

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O coreógrafo canadense Robert Desrosiers é uma das atrações do evento "Conheça o Canadá", que ocorre entre 10 e 22 de abril em São Paulo (leia texto ao lado).
O espetáculo que ele e seu grupo mostrarão no Moinho Santo Antônio (r. Borges Figueiredo, 310, Mooca), nos dias 18 e 20 de abril, chama-se "Avalanche".
"Reúne diversas coreografias de meu repertório, apresentadas como se fossem uma peça única e contínua. No mesmo programa, também vamos mostrar um novo trabalho que estou criando junto com a Lighthouse Rock Orchestra", disse Desrosiers à Folha, por telefone.
Segundo ele, sua nova peça inclui efeitos de realidade virtual, produzidos a partir de um dançarino que interage com as imagens de uma tela de vídeo.
*
Folha - Ao produzir espetáculos com muitos efeitos visuais você não corre o risco de cair no entretenimento superficial?
Robert Desrosiers - Para mim, entretenimento não significa falta de profundidade. Acho que criadores e intérpretes têm a responsabilidade de fazer com que a platéia seja cativada pelo que está vendo e, ao mesmo tempo, ser envolvida por um conteúdo que tenha algum significado.
Folha - Seus espetáculos são uma mistura de dança pura e teatro. Como acontece esta combinação?
Desrosiers - Minhas coreografias possuem danças altamente energéticas, que exigem muita técnica dos bailarinos. Considerá-las dança pura seria limitar a imaginação. Por isso, procuro associá-las a componentes teatrais, que ampliam as idéias.
Folha - Seu trabalho já foi comparado ao do coreógrafo norte-americano Alwin Nikolais, um mago da arte cênica. Você se identifica realmente com ele?
Desrosiers - Não podemos ser comparados em termos de estilo. Mas ele não tinha medo de usar o palco como uma totalidade, e neste ponto acho que temos alguma afinidade.

Texto Anterior: Existem 8 milhões de Barbies no planeta
Próximo Texto: Evento terá música e cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.